Brasil

Campanha alerta motoristas profissionais sobre os riscos do trânsito

Dados de 2010, registraram 42.844 vítimas fatais no país, 21%relacionados a acidentes com mortes envolvendo caminhões

postado em 06/06/2013 15:11
Mudar a postura de quem dirige profissionalmente um veículo é o grande desafio para preservar a vida, disse o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, nesta quinta-feira (6/6), no lançamento de mais uma campanha de trânsito do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada ; Um Pacto pela Vida). A campanha será feita por meio de filmes e spots em canais abertos de televisão e rádio em todo o país.
A campanha, que tem como lema ;Motorista, álcool e drogas podem fazer da sua viagem um caminho sem volta;, será focada nos motoristas profissionais de caminhões, ônibus, vans, táxis/empregados ou autônomos. A meta é reduzir o número de acidentes em até 50% até a próxima década.

Dados de 2010, registraram 42.844 vítimas fatais no país. Desse total, os acidentes com mortes envolvendo caminhões correspondem a 21%. O ministro explicou que o excesso de trabalho e o uso de drogas e álcool estão entre os principais fatores desses acidentes. ;Uma vida não pode ser ceifada por desleixo de alguém que bebe e não tem condições de dirigir;, disse.



O hábito de muitos caminhoneiros de permanecer acordados por meio do consumo de substâncias prejudiciais à saúde é outro fator responsável pela maioria dos acidentes de trânsito. ;Não adianta correr para chegar rápido e perder a vida não chegando a lugar algum;, disse o ministro. Ribeiro observou que os filmes da campanha terão cenas de acidentes com o objetivo de sensibilizar a população.

Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Antônio Claúdio Portela, a conscientização do motorista no volante é o foco principal da campanha. ;Queremos fazer com que o motorista verifique as consequências que ele pode gerar com a irresponsabilidade;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação