Brasil

Número de suicídios é maior entre os guaranis-kaiowás, diz estudo

De acordo com a pesquisa, levantamentos anteriores alertavam para a ocorrência de mais casos de suicídio do que os publicados pela entidade

postado em 27/06/2013 11:46
Dados divulgados nesta quinta-feira (27/6) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostram que, de um total de 23 suicídios de índios em 2012 no país, nove ocorreram entre integrantes da etnia Guarani-Kaiowá. Segundo a entidade, a prática do ;suicídio está causando um genocídio silencioso; em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a pesquisa, levantamentos anteriores alertavam para a ocorrência de mais casos de suicídio do que os publicados pela entidadeOs números fazem parte do Relatório de Violência contra os Povos Indígenas. Segundo o estudo, os índices divulgados pelo Ministério da Saúde são ;ainda mais dramáticos;, já que apontam 56 suicídios entre os guarani-kaiowá no mesmo período.

De acordo com a pesquisa do Cimi, levantamentos anteriores alertavam para a ocorrência de mais casos de suicídio do que os publicados pela entidade. A entidade destaca o descaso do governo na tentativa de reverter esse índice de mortes nessa comunidade indígena.



;Dados de um órgão governamental de saúde demonstram o agravamento da situação dos Guarani-Kaiowá, com o aumento da incidência de suicídios. Pouco ou nada foi feito no decorrer de 2012 para mudar tal realidade;, diz o relatório.

Os índices do relatório foram obtidos a partir de relatos e denúncias dos povos e organizações indígenas. Informações levantadas pelas equipes de 11 regionais do Cimi, notícias veiculadas pela imprensa e dados de órgãos públicos que prestam assistência às comunidades também serviram de base para o estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação