Brasil

Hospital do Rio passa a fazer implante de marca-passo diafragmático

O marca-passo é implantado no diafragma para estimular o nervo frênico, responsável por manter o diafragma funcionando

postado em 26/09/2013 16:18
A rede pública de saúde do Rio passou a contar com um novo recurso no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória: a criação de um núcleo especializado em procedimentos de implantação de marca-passo diafragmático. Ele fica no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte da capital fluminense. O implante foi realizado em três pacientes internados há meses, respirando com ajuda de aparelhos. A operação foi feita por uma equipe neurocirúrgica treinada nos Estados Unidos para lidar com estes casos.

O marca-passo é implantado no diafragma para estimular o nervo frênico, responsável por manter o diafragma funcionando. A Secretaria Estadual de Saúde adquiriu seis aparelhos. De acordo com o coordenador da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado de Saúde, Flávio Martins, o que encarece a cirurgia é o aparelho, que custa entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão.

"Não fizemos a cirurgia antes porque o custo do marca-passo é muito alto. Assim que ficamos sabendo dos pedidos administrativos na secretaria, vimos que nós tínhamos capacidade de realizar o procedimento, só precisávamos do equipamento. O secretário de Saúde entendeu que era melhor comprar o equipamento porque nós tínhamos um hospital e equipe capacitados", explicou.

Uma equipe neurocirúrgica avalia as condições do paciente, se de fato o marca-passo o beneficiará no dia a dia, melhorando a qualidade de vida. Geralmente, a cirurgia é indicada a pacientes que tenham, por algum motivo, comprometimento neurológico, seja por algum problema genético, como síndrome de Ondine, caso da menina Manuela Faustine, de sete anos, que desde um mês de vida apresenta dificuldades na respiração ao dormir, chegando a ficar seis meses internada em uma unidade de tratamento intensivo.



O pai de Manuela, Nilson Faustino, disse que quando chegaram ao diagnóstico da síndrome de Ondine, pesquisaram sobre o assunto até que descobriram o marca-passo diafragmático. Na época, apenas um médico no Brasil realizava a cirurgia. A família resolveu entrar com um pedido administrativo na Secretaria Estadual de Saúde, solicitando a compra do aparelho. "Ela é uma menina que acordada fazia suas atividades normalmente, mas ao dormir parava de respirar. Depois de um tempo chegamos ao diagnóstico da síndrome e para melhorar a qualidade de vida dela, montamos a estrutura que ela precisava em casa".

Segundo Flávio Martins, não existe tratamento para este tipo de caso e a secretaria entendeu ser necessário a compra dos aparelhos para melhorar as condições de vida das pessoas que precisam de respiradores. "Os três casos que fizemos tinham o mesmo perfil. Os pacientes estavam hospitalizados há muito tempo por conta da necessidade de respiração artificial. Para este tipo de paciente existem dois caminhos: ou ficar permanentemente no hospital, por ter que estar sempre ligado ao respirador, ou ficar em casa na dependência de um home care, quando um respirador tem que ser montado em casa", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação