Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Manifestantes acampam em hotel no Rio onde ocorre evento de Clinton Em grades de proteção colocadas para isolar a parte da frente do hotel, os manifestantes penduraram dezenas de cartazes com críticas à atual situação da saúde e da educação no país

Agência Brasil

Publicação: 09/12/2013 18:47 Atualização:

Presidente Dilma Rousseff participa da abertura do evento Clinton Global Initiative Latin America, promovido pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton (Tânia Rêgo/ Agência Brasil)
Presidente Dilma Rousseff participa da abertura do evento Clinton Global Initiative Latin America, promovido pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton

Rio de Janeiro – Um grupo de manifestantes está acampado em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde ocorre o Clinton Global Initiative (CGI) Latin American, que discute o futuro dos países latino-americanos, assim como os avanços na região. O grupo é contrário à presença do promotor do evento, o ex-presidente americano Bill Clinton. A Polícia Militar (PM) reforçou nesta segunda-feira (9/12) a segurança e acompanha a movimentação no local.

Em grades de proteção colocadas para isolar a parte da frente do hotel, os manifestantes penduraram dezenas de cartazes com críticas à atual situação da saúde e da educação no país, e com os gastos para a Copa do Mundo de 2014.

"Não queremos que um ex-presidente americano venha conduzir como devem ser feitas escolas aqui, como deve ser o futuro da América Latina. Sabemos muito bem do que precisamos e o que queremos e agora. Eles ficam inventando várias coisas que não dão resultado nunca. Só melhora para quem já tem muito, e quem não tem continua morrendo de fome, perdendo suas casas", disse a produtora cultural Cleide Cardoso, de 47 anos, uma das manifestantes.

no úlimo domingo (8/12), um ato no mesmo local terminou com cinco pessoas detidas para averiguação, sendo liberadas logo em seguida. De acordo com Cleide, o grupo pretende ocupar a frente do hotel até o final do evento, na próxima terça-feira (10/12), sem barracas e se alimentando por meio de doações.

Leia mais notícias em Brasil

"Nós iríamos fazer um ato logo hoje de manhã, mas, como a polícia tentou nos cortar desde o início, [ontem] nós resolvemos dormir, ocupar a rua, que é pública, e ficar para o ato da manhã seguinte. De madrugada, nos cercaram com as grades. Que democracia é esta na qual não podemos nos manifestar, lutar pelos nossos direitos e aceitar tudo o que o governo fala e manda? Essa Copa é para quem?", questionou Cleide.

Desde a manhã de hoje, 40 policiais militares fazem a segurança no entorno do hotel. Segundo a PM, o esquema montado é padrão, porque dentro do hotel ocorre um evento com autoridades. Em relação às grades de proteção colocadas na porta do hotel, o Copacabana Palace informou também ser rotina quando se trata de grandes eventos dentro do hotel para evitar possíveis tumultos.

A CGI é uma iniciativa de Bill, de Hillary e da Chelsea Clinton Foundation, que reúne líderes globais com o objetivo de criar e implantar soluções inovadoras para os desafios mais urgentes no mundo. Durante a abertura, Bill Clinton disse que é importante não só saber o que fazer ou quanto isso vai custar, mas também discutir como colocar as propostas em prática.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: ANTONIO LIMA
Somente uma pessoa extremamente tapada e sem conhecimento de assuntos internacionais pode protestar contra uma figura extraordinária como Bill Clinton. Esse homem é um dos maiores defensores dos direitos humanos no mundo e promotor de ações humanitárias em dezenas de países. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.