Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Verão começa, mas características da estação já são observadas há um mês Estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites, de acordo com o CPtec

Agência Brasil

Publicação: 21/12/2013 12:20 Atualização:

O verão no Hemisfério Sul começa nesta sábado (21/12) pontualmente às 15h11, pelo horário de Brasília. A estação vai até 20 de março de 2014. Segundo o site de meteorologia Climatempo, as características meteorológicas do verão já são observadas sobre o Brasil há quase um mês. A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente, o que facilita a formação de nuvens carregadas provocando fortes pancadas de chuva, com raios e até ventania e granizo.

Leia mais notícias em Brasil


A estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso acontece porque a superfície terrestre fica exposta à luz solar por um período maior do que nas demais estações do ano.

De acordo com o Climatempo, na semana passada, uma forte frente fria avançou sobre o Centro-Sul do Brasil e ajudou a formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico típico do verão. As áreas de instabilidade da zona estão há mais de uma semana paradas sobre o país e são responsáveis pelas chuvas sobre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e áreas do Nordeste.

Ainda de acordo com o Climatempo, a situação é de alerta para chuva forte em todos os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e em quase todo o Norte. Apenas Roraima tem predomínio de sol. No Nordeste, pode chover forte na Bahia. O Sul tem calor intenso, sol e poucas pancadas de chuva.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.