Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Governo do Rio inaugura primeira delegacia de polícia do Complexo do Alemão A 45ª Delegacia de Polícia (DP) foi inaugurada nas instalações da Estação Itararé, do teleférico da comunidade

Agência Brasil

Publicação: 27/12/2013 18:49 Atualização:

Rio de Janeiro – Três anos depois da entrada de forças militares que garantiram a instalação de quatro unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na região, o Complexo do Alemão ganhou sua primeira delegacia. A 45ª Delegacia de Polícia (DP) foi inaugurada nesta sexta-feira (27/12) nas instalações da Estação Itararé, do teleférico da comunidade, e conta com 40 policiais. Desses, dez são mulheres, que ficarão encarregadas, principalmente, pelo Núcleo de Atendimento à Mulher.

“A Polícia Civil chega para completar o processo de pacificação. Esperamos dar um atendimento personalizado à população, principalmente contra crimes de violência doméstica. Vamos atender desde a uma simples briga de vizinhos até a casos mais complexos, fazendo investigações com trabalho de inteligência”, disse o delegado Felipe Curi, titular da delegacia.

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, ressaltou o significado da instalação de uma DP no Complexo do Alemão. “É a consolidação das forças de segurança pública dentro das áreas pacificadas. A chegada da delegacia complementa o trabalho da Polícia Militar, que já está presente. A expectativa é que a Polícia Civil exerça sua atividade principal, que é a investigação, no sentido de prender e extirpar desses lugares pessoas que, de maneira covarde, ainda insistem em macular o processo de paz que todos nós queremos”, disse Beltrame.

Leia mais notícias em Brasil

O governador Sérgio Cabral, que também participou da inauguração, frisou que a nova DP representa uma oferta de cidadania para as mais de 80 mil pessoas que moram no Complexo do Alemão. “Esta delegacia, aqui dentro, vai garantir cidadania para as pessoas, para denunciar, fazer queixas e exercer os seus direitos. A pacificação é um processo que se iniciou cinco anos atrás e aqui começou há três anos. É o reconhecimento, por parte do Estado, de que existe uma população gigantesca, que merece cidadania de verdade”, frisou.

Também participou da inauguração o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que assumirá o governo do estado no dia 31 de março do próximo ano, quando o titular se afasta para concorrer a uma vaga no Senado. O Complexo do Alemão abrigava centenas de criminosos fortemente armados quando foi ocupado por forças de segurança em novembro de 2010. O teleférico da comunidade foi inaugurado em julho de 2011.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.