Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Levantamento revela que 42% dos alunos da rede pública não fizeram o Enem A pesquisa foi feita a pedida do Correio e também mostrou que, na particular, o percentual fica em 10%

Daniela Garcia - Correio Braziliense

Publicação: 20/01/2014 08:00 Atualização: 19/01/2014 18:50

Criado para democratizar as oportunidades de acesso às vagas em universidades públicas federais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é uma realidade mais presente na vida dos estudantes das escolas privadas do que aqueles que concluem o ensino médio em uma instituição pública. Levantamento feito pelo Instituto Áquila, a pedido do Correio, com os dados do Censo Escolar e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mostra que enquanto 10% de alunos concluintes do ensino médio de escolas particulares deixaram de fazer a prova em 2012, o índice chega a 42% na rede pública.


Amanda Pereira dos Santos, 18 anos, integra o grupo dos ausentes do Enem em 2013, quando estava cursando o 3º ano do ensino médio em uma escola pública do Recanto das Emas. Ela teve a chance de fazer o exame com a inscrição gratuita, mas o teste pareceu impossível para a garota, que deseja cursar enfermagem. “Eu não fiz a inscrição, porque acho que nunca iria passar para uma universidade pública”, afirma.

Leia mais notícias em Brasil

A falta de confiança de Amanda não tem a ver com baixa autoestima ou a falta de incentivo em casa, afirma a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Paula Nascimento da Silva. “Essa autoexclusão do Enem está muito mais ligada à questão de estrutura da escola, que faz com que eles se sintam incapazes de fazer a prova”. Ao longo dos últimos quatro anos, os alunos concluintes do Ensino médio vêm aumentando a adesão ao Enem, segundo dados do Inep, o que não garante a universalidade sonhada pelo Ministério da Educação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.