Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Senacon lança sistema que vai monitorar acidentes de consumo Com o Siac, os profissionais da saúde poderão enviar a um banco de dados as informações referentes a pacientes que deram entrada nos hospitais vítimas de acidentes motivados, por exemplo, por comida estragada, brinquedo defeituoso ou até mesmo deficiências em meios de transporte

Bárbara Nascimento

Publicação: 29/01/2014 19:18 Atualização:

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor(Senacon) vai lançar, nesta quinta-feira (30/1), o Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (Siac). Com isso, os profissionais da saúde poderão enviar a um banco de dados as informações referentes a pacientes que deram entrada nos hospitais vítimas de possíveis acidentes de consumo, motivados, por exemplo, por comida estragada, brinquedo defeituoso ou até mesmo deficiências em meios de transporte.

A adesão , por enquanto, será voluntária, mas, futuramente, segundo a secretária nacional de defesa do consumidor, Juliana Pereira, vai se tornar compulsória. O Hospital Municipal de Cuiabá vai servir como piloto para o programa e receberá treinamento para preencher o formulário em fevereiro. “Mas qualquer profissional de todo o país vai poder fazer o cadastro a partir de amanhã”, explica a secretária.

Leia mais notícias em Brasil

O objetivo, segundo a secretária, é ampliar a base de dados da Senacon. Dessa forma, a secretaria poderá analisar se há coincidências em registros pelo país e investigar possíveis produtos que estão indo para o mercado com problemas. “Hoje, no Brasil, a área de defesa do consumidor só tem acesso aos dados de acidentes pelo Procon, ou seja, pela proatividade do consumidor O que nós gostaríamos é que houvesse uma sensibilização por parte dos profissionais da saúde. Existem muitos gastos da saúde pública e privada que são relacionados a acidentes de consumo”, pontua.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas