Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Região Sul mobiliza escolas para a vacinação contra o vírus do HPV Lançada pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano, a campanha será iniciada no dia 10 de março próximo

Agência Brasil

Publicação: 09/02/2014 13:54 Atualização: 09/02/2014 13:57

A Coordenação do Programa Estadual de Imunização do Paraná promove ma segunda-feira (10/2) nova reunião com a Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de organizar a demanda e divulgar a importância da Campanha de Vacinação contra o HPV. Lançada pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano, a campanha será iniciada no dia 10 de março próximo.

"Todas as escolas públicas e privadas do Paraná vão ser chamadas para a questão da mobilização, para que a gente possa atingir pelo menos 80% da meta nas escolas. A ideia é vacinar o maior número de pessoas durante o mês de março", disse à Agência Brasil o coordenador de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, João Luís Crivellaro.

A população-alvo da campanha no Paraná inclui 286.700 crianças. "O objetivo é vacinar toda essa população. Isso é o que a gente pretende, com a articulação e a veiculação na mídia do estado". Crivellaro admitiu que para o alcance da meta, os pais devem reconhecer que a vacina é importante para as suas filhas.

Leia mais notícias em Brasil

A gerente de Imunização da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Vanessa Vieira da Silva, informou que os preparativos para a campanha de imunização contra o HPV seguem conforme o esperado. Já foram feitas articulações com todos os municípios e também com as associações das escolas públicas e privadas em nível estadual e municipal. A expectativa é vacinar em torno de 158 mil meninas.

Foi elaborado material específico que está sendo encaminhado às escolas. Elementos didáticos de suporte, em forma de slides, foram distribuídos para que as próprias escolas informem aos pais sobre a necessidade da vacina. Vanessa lembrou a importância dessa interação para o êxito da campanha.

"A gente acredita que o sucesso da vacina vem do conhecimento dos pais e da estratégia de adoção da vacinação nas escolas". Ela lembrou ainda que estudos já demonstram que a cobertura de imunização cai nessa faixa etária quando não ocorre esse trabalho com as escolas. Esta é a primeira vez que Santa Catarina participa de uma campanha de vacinação contra o HPV. O estado conta com 295 municípios.

Devido ao tamanho e à complexidade da Campanha de Vacinação contra o HPV, e também em função do público-alvo, que são adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul começou a trabalhar desde o ano passado com as 19 coordenadorias regionais de Saúde.

A chefe da divisão, Marilina Bercini, informou que foram feitos contatos com as sociedades de Pediatria e de Ginecologia e Obstetrícia para que apoiassem o governo do estado na indicação da vacina. "Para cortar eventuais resistências, fazendo informes técnicos e divulgando o máximo possível a campanha. Porque a gente quer uma cobertura adequada, no mínimo 80%. Tomara que seja mais. E que haja uma adesão mesmo, para a gente conseguir o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero", disse ela.

O Rio Grande do Sul tem 497 municípios. Deverão ser vacinadas quase 260 mil adolescentes. "Para dar certo, essa campanha tem que ter um bom entrosamento com o setor da educação, porque essa primeira dose é feita, preferencialmente, na escola". Marilina disse que nos municípios menores, em que as escolas estão menos estruturadas, a vacinação ocorrerá também nos postos de saúde. "Nos municípios grandes, vai ser misto. Mas, de preferência, nas escolas", acrescentou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas