Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Paulo Goulart será enterrado na tarde desta sexta em São Paulo Enterro será no Cemitério da Consolação, na região central da capital paulista

Adriana Izel

Juliana Figueiredo

Ricardo Daehn

Publicação: 14/03/2014 08:20 Atualização:

Estou sentindo muito a perda, não só de um paciente, mas de um amigo%u201D, comentou médico (Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z N)
Estou sentindo muito a perda, não só de um paciente, mas de um amigo%u201D, comentou médico

“O teatro brasileiro perde um grande ator”, declarou a atriz Martha Overbeck, mulher de Othon Bastos, ao comentar a morte de Paulo Goulart. Após uma longa batalha contra o câncer, o ator morreu ontem, às 13h15, aos 81 anos, em decorrência de complicações da doença.

“Foi um final dolorido, mas uma passagem em paz com muito amor”, disse a atriz Nicette Bruno, que viveu 60 anos ao lado de Paulo Goulart, em entrevista a repórteres, ontem, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde ele estava internado. Beth Goulart, uma das filhas do casal, estava muito emocionada e não conseguiu falar durante contato do Correio, por telefone.

O velório começou na noite de ontem e segue até as 13h de hoje, no Theatro Municipal de São Paulo. O enterro será no Cemitério da Consolação, na região central da capital paulista. Há sete anos, Paulo passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no rim e, entre agosto e outubro de 2012, ficou internado no setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa para tratar de um câncer do mediastino (cavidade entre os pulmões), decorrente do câncer renal.

De acordo com Fernando Maluf, médico responsável pelo tratamento, a doença, que voltou há dois anos em estágio avançado, ficou sob controle por algum tempo, mas, nos últimos meses, os remédios pararam de fazer efeito e ele teve que ser internado novamente. “Estive com ele nesses últimos dias. Paulo foi um dos maiores cavalheiros que já conheci, e a família Goulart é abençoada. Estou sentindo muito a perda, não só de um paciente, mas de um amigo”, comentou. Apesar de todo o desgaste, ele nunca se deixou abater pela doença.

Leia mais notícias em Brasil

Ainda após o diagnóstico, o ator continuou muito alegre, sereno, e jamais pensou em deixar de trabalhar. “Mesmo doente, ele não se deixou abalar. Mas, agora, sei que ele parou de sofrer”, disse, emocionada, a atriz Ana Rosa, que viveu um par romântico com Goulart na novela O dono do mundo, em 1991. “Apesar de eu ser espírita, como eles, é impossível não sentir saudade, a falta física”, disse. Foi nas gravações de Chico Xavier que o ator Nelson Xavier conheceu Paulo, para ele um exemplo de solidariedade, bondade e boa vontade com o outro.

“Ele me apoiou muito. Seguramente, na outra dimensão em que está, ficará feliz”, reforçou. Outra pessoa que recebeu muita força do artista foi o ator José de Abreu, que perdeu o filho Rodrigo, em 1991. “Uma pessoa de astral elevado e enorme bondade, ele me apoiou quando perdi meu filho. Cordato, calmo, era disposto sempre a ajudar”, lembra. Quem também teceu elogios ao ator foi Françoise Forton, que chegou a morar com a família Goulart durante um período. “Querido, sempre brincalhão e respeitado, ele e a família me repassaram muito do amor ao teatro, da construção pela disciplina, da humildade e do amor à profissão. Foi um privilégio”, relata.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: roberto campos
Cada vez ficamos mais pobres. Rubens de Falco, Ariclê Perez, Paulo Autran, Raul Cortez, Walmor Chagas, agora Paulo Goulart e outros. Os " talentos futuros " são os rostinhos bonitos que não gostam de ler e de teatro. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas