Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Nível cai para 14,9% e Cantareira passa por obras para retirar volume morto Obras foram iniciadas ontem (17/3) nas represas de Atibainha e Jaguari

Agência Brasil

Publicação: 18/03/2014 14:03 Atualização:

Nesta terça-feira (18/3), o nível de armazenamento do Sistema Cantareira caiu ainda mais, atingindo, pela primeira vez, 14,9% (Paulo Whitaker/  REUTERS)
Nesta terça-feira (18/3), o nível de armazenamento do Sistema Cantareira caiu ainda mais, atingindo, pela primeira vez, 14,9%

A partir de maio, cerca de 200 bilhões de litros de água, que estão no volume morto do Sistema Cantareira, estarão disponíveis para distribuição, informou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As obras foram iniciadas ontem (17/3) nas represas de Atibainha e Jaguari. De acordo com a companhia, essa quantidade de água é suficiente para abastecer os moradores da região metropolitana de São Paulo por quatro meses.

Nesta terça-feira (18/3), o nível de armazenamento do Sistema Cantareira caiu ainda mais, atingindo, pela primeira vez, 14,9%. O Cantareira é maior reservatório de água de São Paulo e abastece quase 9 milhões de pessoas na região metropolitana. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 1970.

Leia mais notícias em Brasil

Segundo a Sabesp, as águas do fundo das represas ficam abaixo do nível das comportas, por isso a obra é necessária. Serão construídos dois canais de 3,5 quilômetros e, instaladas 17 bombas, que envolvem um investimento de R$ 80 milhões. A Sabesp garantiu que a água passará pelo mesmo tratamento da que é fornecida atualmente e terá, portanto, a mesma qualidade.

A companhia destacou ainda que o total de água no volume morto chega a 300 bilhões de litros, mas serão disponibilizados, neste momento, 200 bilhões de litros. Além disso, informou que essa quantidade será usada apenas se houver necessidade.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas