Brasil

Caminhada ajuda a arrecadar recursos para a pediatria do Inca

O evento é realizado em conjunto pela instituição de ensino e a Fundação do Câncer, principal parceira privada do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde

postado em 23/03/2014 12:21
Júlia Guimarães tem 16 anos, cursa o 2; ano do ensino médio da Escola Americana do Rio de Janeiro e está à frente, desde o ano passado, do Grupo de Estudantes Orientados a Serviços (Grupo SOS ; ;Service Oriented Students;), que organiza a Caminhada Contra o Câncer (Walkathon).

O evento é realizado em conjunto pela instituição de ensino e a Fundação do Câncer, principal parceira privada do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. O dinheiro arrecadado é revertido para o setor de pediatria do Inca.

Este ano, a caminhada chega à décima edição. Ela ocorrerá no próximo dia 30, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer. Júlia Guimarães disse (21) à Agência Brasil que os 85 membros do grupo estão preparando a infraestrutura do evento, que inclui montagem da estrutura e limpeza do local, entre outras ações.

A cada ano, Júlia avaliou que cresce o número de alunos e responsáveis que se engajam na caminhada em prol do Inca. ;Há dois anos, a gente tinha uma estimativa de 500 participantes. Hoje, a gente está elevando essa estimativa para 750 participantes;. O evento não é restrito, entretanto, aos alunos da Escola Americana, disse a estudante. Qualquer pessoa ou família que passar pela Lagoa no dia 30 poderá participar. ;É aberto, é público;, observou.

Leia mais notícias em Brasil

Júlia Guimarães considera importante a mobilização para a caminhada, acrescentando que a ;ajuda que dá ao Inca para o diagnóstico e pesquisa da doença, gera uma consciência nova nos alunos, expande um pouco a visão deles sobre esse tipo de problema. É muito importante para eles;.

A gerente de Marketing e Captação da Fundação do Câncer, Claudia Gomes, disse que a meta é atrair cada vez um número maior de pessoas. ;Porque, quanto mais participantes, mais recursos você tem para investimentos na pediatria do Inca;. As inscrições para a décima edição custam R$ 30 por pessoa. Cada inscrito ganha uma camiseta cujo desenho foi elaborado por um aluno da escola.

O resultado, segundo Claudia Gomes, é gratificante, porque o evento possibilita chamar a atenção da população para a causa da entidade, para a prática de hábitos saudáveis. ;E mais do que isso, ele mostra a importância da solidariedade. Esse evento tem um cunho social muito grande. E a gente acredita nisso. Tanto que a cada ano mais pessoas têm participado;.

A edição de 2013 da caminhada atraiu 500 participantes, entre alunos, pais e amigos, arrecadando R$ 45 mil, que foram repassados para a pediatria do Inca.

A iniciativa da Fundação do Câncer e da Escola Americana é feita desde 2005, com a finalidade de investir em ações de prevenção e controle do câncer. A idealizadora do evento foi a norte-americana Elizabeth Cooper, que era aluna da escola no Brasil, em 2005. Ela criou a caminhada em homenagem à avó, que lutava contra um câncer. As inscrições para a caminhada deste ano podem ser feitas até o próprio dia 30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação