Brasil
  • (3) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dados sobre estupros no Brasil revelam doença coletiva, diz pesquisador Mais da metade dos entrevistados concordaram com a frase "Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros"

Daniela Garcia

Publicação: 28/03/2014 08:15 Atualização: 28/03/2014 23:37

Por cerca de dois anos, a estudante D.A, 16 anos, sofreu em silêncio com a violência sexual dentro da própria casa, em Ceilândia Norte. Aos 14 anos, a menina sentia medo de denunciar o homem a quem ela chamava de avô. “Ele ameaçava dizendo que ia matar minha mãe, meu pai”, lembra. O marido da avó paterna abusou da jovem até setembro do ano passado, quando foi preso. D.A. é apenas uma entre milhares de meninas brasileiras que sofrem com uma rotina de estupros. Cerca de 70% das vítimas desse tipo de agressão são crianças e adolescentes, aponta pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Leia mais notícias em Brasil



O instituto também mediu a tolerância social dos brasileiros aos casos de violência contra a mulher. A pesquisa chegou a resultados alarmantes. Mais da metade dos entrevistados concordaram com a frase “Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros” e, mais grave, acreditam que aquelas que usam roupas sensuais “merecem ser atacadas”.

As vítimas de estupro são, na maioria, mulheres com menos de 17 anos. O pesquisador Daniel Cerqueira explica que só foram computados os casos em que as vítimas procuraram o serviço público de saúde. Cerqueira destaca que 11,3% dos abusos sexuais envolvendo crianças foram cometidos pelos próprios pais, justamente quem deveria protegê-las. “É um quadro que revela uma grave doença coletiva, de uma sociedade em estágio pré-civilizatório”, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (3) comentários

Autor: raimundo perna
Alguma coisa está errada. Machismo? exposição insinuante do corpo? Se deixo minha carteira cheia de dinheiro no banco da frente do carro, certamente ao voltar o encontro com vidros quebrados e minha carteira roubada.Ninguém merece ser roubado ou estuprado e uma forma de proteção é não se expor. | Denuncie |

Autor: Renata U.
Alguns homens têm natureza excessivamente viris e têm que reprimir seu instinto a todo momento. Uma forma de respeitá-los é não exibir demais o corpo. Ou a sociedade acha mais saudável medicá-los do que reprimir o exibicionismo de algumas garotas? | Denuncie |

Autor: Andréa BSB
Sociedade machista, só isso! Inadmissível dizerem que a mulher é culpada. Nada justifica tal atitude! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

:: Publicidade



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas