Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dois estados vão concluir cadastramento biométrico na próxima semana Os últimos municípios no Pará e Rio Grande do Norte encerram a fase de coleta das digitais até a próxima semana

Agência Brasil

Publicação: 01/04/2014 13:19 Atualização: 01/04/2014 13:45

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra na próxima semana o cadastramento biométrico de eleitores em todo Brasil, que está sendo implantado gradativamente no país. Nas eleições de 2014, a previsão é que mais de 22 milhões de eleitores em 24 estados e no Distrito Federal sejam identificados pelas digitais.

Os últimos municípios no Pará e Rio Grande do Norte encerram a fase de coleta das digitais até a próxima semana. Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Piauí finalizaram seus procedimentos ontem (31). O TSE disponibiliza o calendário e as informações sobre o recadastramento de eleitores para tomada dos dados biométricos em cada unidade da Federação.

Dos 14,2 milhões de eleitores convocados no país para essa fase do recadastramento, pouco mais de 11,2 milhões (79,17%) já compareceram aos postos da Justiça Eleitoral. No Distrito Federal, 89,21% dos 1.803.009 eleitores atualizaram o cadastro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Para poder votar nas eleições de 2014, os eleitores de todo país deverão regularizar sua situação até o dia 7 de maio, inclusive os novos alistamentos e as transferências de domicílio.

Leia mais notícias em Política

O cadastramento biométrico seguiu um calendário próprio em cada estado que vai definir também como regularizar a situação de quem perdeu o prazo e teve o título eleitoral cancelado. O TRE-DF divulga hoje (1º) os procedimentos que esses eleitores devem seguir para regularizar sua situação.

A biometria foi testada em 2008, quando mais de 40 mil eleitores de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) foram identificados pelas digitais nas eleições municipais daquele ano. Em 2010 e 2012, a tecnologia foi sendo ampliada e, em 2012, alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios.

Segundo o TSE, o objetivo da biometria é garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro. A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas