Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turma da Mônica ajuda programa da CGU que debate cidadania com estudantes Na edição de 2014, a meta é alcançar aproximadamente 100 mil estudantes do 3° ano do ensino fundamental de escolas municipais das capitais do país

Agência Brasil

Publicação: 02/04/2014 17:45 Atualização:

Uma nova edição do programa Um por Todos e Todos por Um – Pela Ética e Cidadania, foi lançada nesta quarta-feira (2/4) pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de estimular, no ambiente escolar, a discussão de temas relacionados à participação social, democracia, ao respeito à diversidade, à ética e cidadania com a participação de personagens da Turma da Mônica. Por meio do programa, os temas serão trabalhados nas salas de aula de escolas parceiras.

Na edição de 2014, a meta é alcançar aproximadamente 100 mil estudantes do 3° ano do ensino fundamental de escolas municipais das capitais do país. O programa será executado no segundo semestre do ano letivo de 2014 e os trabalhos produzidos serão divulgados no ambiente escolar e na comunidade.

O ministro da CGU, Jorge Hage, disse que é preciso intensificar o trabalho de temas relacionados à ética e a cidadania entre as crianças. “Entendemos que o problema da corrupção, da ética, da integridade, tem que ser trabalhado em todas as frentes, em todas as faixas sociais e etárias e, por isso, é muito importante essa faixa da escola”. Hage acrescentou que a intenção é que o programa seja ampliado até atingir toda a rede pública de educação.

Leia mais notícias em Brasil

No primeiro semestre, as escolas vão receber kits pedagógicos direcionados aos alunos e professores. No caso do professor, o material traz orientações para que o docente trabalhe o conteúdo proposto. Os temas serão abordados também por meio de revistas em quadrinhos e jogos.

A uma plateia com a participação de estudantes do Distrito Federal, o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, explicou a iniciativa. “São ensinamentos que temos que passar para as crianças. Vocês vão aprender o que é ética, cidadania, o que vocês têm que saber para se transformarem em bons cidadãos. E a Turma da Mônica vai ajudar vocês a aprender esses conceitos”.

O ministro da Educação, Henrique Paim, avaliou que essa é uma oportunidade para que os temas abordados com os estudantes alcancem também as famílias. Ele disse ainda que os professores são mensageiros fundamentais nesse processo. “A partir desse trabalho, a questão da ética e da cidadania vai ser trabalhada não só na escola, mas na família também, para garantir que, no futuro, o país não tenha tanto trabalho para resolver as distorções que gera”, disse.

O piloto desse projeto foi desenvolvido em 2009, com cerca de 18 mil estudantes de 60 escolas. O programa Um por Todos e Todos por Um – Pela Ética e Cidadania é uma iniciativa da CGU em parceria com o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Maurício de Sousa e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas