Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Colômbia comemora Dia Nacional das Vítimas do conflito contra as Farc O evento, que inclui audiências, mobilizações e até concertos de música, tem como objetivo honrar a memória de todas as vítimas do conflito armado

France Presse

Publicação: 09/04/2014 15:10 Atualização:

Bogotá - A Colômbia comemora nessa quarta-feira (9/4) o Dia Nacional das Vítimas, depois de três anos da aprovação de uma lei que promove a reparação aos afetados pelo conflito entre o governo e as Farc.

O evento, que inclui audiências, mobilizações e até concertos de música, tem como objetivo "honrar a memória de todas as vítimas do conflito armado", explicou à AFP Ana Teresa Bernal, secretária dos Direitos das Vítimas, da Paz e da Reconciliação de Bogotá.

Segundo ela, o dia também é um momento para fazer um balanço da Lei de Vítimas e Restituição de Terras, aprovada em 2011, que determina uma reparação econômica às pessoas afetadas e sua volta às terras de onde haviam sido retiradas.

Leia mais notícias em Mundo

O conflito na Colômbia, que envolve guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita, Forças Armadas e traficantes, já afetou 6 milhões de pessoas, sendo 5 milhões de desabrigados, segundo a ONU. Além disso, deixou centenas de milhares de mortos, de acordo com números oficiais.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo estão atualmente participando de uma negociação de paz, que ocorre em Cuba desde novembro de 2012.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas