Brasil

Prefeitura do Rio implode mais um trecho da Perimetral no domingo

A primeira etapa da implosão do Elevado da Perimetral foi em novembro de 2013

postado em 16/04/2014 13:33
A prefeitura do Rio de Janeiro vai implodir no domingo (20/4) de Páscoa, às 7h, um trecho de 300 metros do Viaduto da Perimetral, na altura da Praça Mauá, zona portuária da cidade. Numa primeira etapa, em novembro passado, foi implodido o primeiro trecho de 1.050 metros entre as ruas Professor Pereira Reis e Silvino Montenegro, também junto à Praça Mauá. Em fevereiro, começou a segunda etapa do processo de remoção da Perimetral com a retirada de um trecho de 1.163 metros do viaduto por demolição a frio (desmonte sem implosão), da Praça Mauá à Avenida General Justo.

Com a implosão de hoje, a prefeitura entra na terceira etapa de remoção do viaduto, localizado entre prédio da Polícia Federal e o 1; Distrito Naval, em frente à Praça Mauá. Para este trecho a técnica da implosão é a mais indicada devido à característica da edificação, composta por três vãos de concreto armado com cabos de aço.

Como na primeira etapa, a implosão será controlada por equipamentos e tecnologia de ponta, como sismógrafos que monitoram os efeitos da detonação. Dentre as medidas de segurança programadas, estão telas e tapumes de proteção que serão instaladas ao longo de todo trecho da implosão. Vistorias cautelares na área de influência em todos os prédios do entorno asseguram o monitoramento das condições de cada imóvel. Alguns edifícios receberão tratamento especial, como o Museu de Arte do Rio, próximo à área de implosão, que não abrirá as portas ao público de domingo (20) à quinta-feira (24).

Após a implosão, equipes da prefeitura do Rio e da Concessionária Porto Novo, empresa responsável pela execução das obras e prestação dos serviços públicos da Operação Urbana Porto Maravilha, farão a limpeza do trecho para liberação da Avenida Rodrigues Alves. O serviço de retirada de entulho vai durar quatro dias e a previsão é de que a Rodrigues Alves seja reaberta às 5h de quinta-feira (24).

Assim como na implosão do primeiro trecho da Perimetral, moradores, trabalhadores e comerciantes na região de influência direta (a menos de 150 metros da área da implosão) deverão deixar seus imóveis antes da ação, a partir das 5h da manhã do dia 20. Equipes farão varredura do local e todos os imóveis da área de influência deverão estar desocupados até as 6h.



Aproximadamente 300 pessoas serão deslocadas de seus estabelecimentos antes da detonação, número reduzido pelo fato de a operação ser em um domingo e durante um feriado, quando grande parte do comércio estará fechado. Equipes da Concessionária Porto Novo e da Secretaria Municipal da Defesa Civil vão orientar os moradores sobre a saída dos imóveis e levá-las até o ponto de encontro preestabelecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação