Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Resgate de trabalhadores escravos em áreas urbanas ultrapassa o campo Dos 2.242 trabalhadores resgatados no ano passado, 1.153 mil (51%) foram encontrados exercendo atividades em áreas urbanas

Publicação: 28/04/2014 16:22 Atualização:

O resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão em áreas urbanas foi, pela primeira vez, maior do que o feito em áreas rurais. De acordo com o relatório Conflitos no Campo 2013, divulgado nesta segunda-feira (28/4) pela Comissão Pastoral da Terra (CTP), dos 2.242 trabalhadores resgatados no ano passado, 1.153 mil (51%) foram encontrados exercendo atividades em áreas urbanas, especialmente envolvidos na indústria têxtil e na construção civil.

Em todos os relatórios da CPT, até o ano passado, o número de trabalhadores resgatados no campo era maior do que o nas cidades.

Para a Comissão, essa dinâmica se deve à intensificação da fiscalização nas áreas urbanas. Ainda assim, verifica-se que o aliciamento dos trabalhadores é feito no campo - majoritariamente em cidades das regiões Norte e Nordeste -, onde são encontrados casos de exploração em lavouras e em locais e em que há atividades relacionadas a desmatamento, reflorestamento, extrativismo vegetal, mineração e pecuária.

Leia mais notícias em Brasil

"Esta [dinâmica] está diretamente ligada à migração de camponeses para a cidade, em fluxos alimentados pela desterritorialização, concentração fundiária no campo e desigualdade social", informou o documento.

No total, em 2013, foram verificados 141 casos de trabalho escravo no campo, 27 a menos do que em 2012, quando foram registrados 168 casos. Foram libertados mais de mil trabalhadores, pouco mais da metade dos 2 mil libertados em 2012.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas