Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Agência Nacional de Águas reduz limite de captação do Sistema Cantareira O volume do Sistema Cantareira chegou hoje a 10,7% da capacidade dos reservatórios, 0,2 ponto percentual a menos do que o registrado ontem (29)

Agência Brasil

Publicação: 30/04/2014 21:34 Atualização:

Em resolução conjunta, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) reduziram hoje (30) o limite de captação de água do Sistema Cantareira. O volume máximo de retirada para abastecer a Grande São Paulo foi reduzido de 24,8 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 22,4 m³/s.

Os órgãos destacam, no entanto, que o volume contempla a média de captação que está sendo feita na prática. Do dia 1º a 25 de abril, a média de retirada para abastecer a região metropolitana de São Paulo foi 21 m³/S (87% do autorizado). A vazão será reavaliada em 15 dias.

O volume do Sistema Cantareira chegou hoje a 10,7% da capacidade dos reservatórios, 0,2 ponto percentual a menos do que o registrado ontem (29). Os reservatórios são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, além de liberar água para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior do estado.

Segundo o Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira, o volume útil do sistema deverá se esgotar no início de julho. A pior situação é do reservatório Jaguari-Jacareí que está com apenas 3,7% da capacidade útil e deverá atingir o volume mínimo ainda durante o mês de maio. A partir do fim da reserva útil, passará a ser usado o chamado volume morto, ou reserva técnica - água que está abaixo do sistema de bombeamento atual.

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) enviou ontem (29) um documento com 39 reivindicações para os órgãos ligados à gestão de recursos hídricos do governo federal e dos governos de São Paulo e Minas Gerais. Um dos pontos principais do texto é a redução do consumo de água dos abastecidos pelo Sistema Cantareira.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas