Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Situação do Sistema Cantareira é "sensível", diz Izabella Teixeira Izabella Teixeira confirmou que o governo federal participa de discussões envolvendo os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para uso do rio Paraíba do Sul para abastecimento da capital paulista

Agência Brasil

Publicação: 05/05/2014 20:36 Atualização:

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comentou nesta segunda-feira (5/5) a situação do Sistema Cantareira, cujo nível caiu a 10% nesta segunda, o menor patamar da história. De acordo com a ministra, a situação é “sensível”. Ela destacou que uma eventual decisão sobre racionamento de água em São Paulo cabe ao governo do estado, como operador do sistema.

O Sistema Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) também é motivo de preocupação. “Chama a atenção, porque [o nível da água] está muito abaixo das mínimas históricas”, disse.

Leia mais notícias em Brasil

Segundo a ministra, como está começando o inverno, não há perspectiva de que ocorram chuvas. Ela informou que técnicos do governo federal colaboram com o governo de SãoPaulo na busca de alternativas de abastecimento e que deve haver uma reunião na próxima semana com o governo do estado. A intenção é discutir a realocação de água para abastecimento de Cantareira e PCJ.

Izabella Teixeira confirmou que o governo federal participa de discussões envolvendo os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para uso do rio Paraíba do Sul para abastecimento da capital paulista. De acordo com ela, a utilização de recursos do rio está prevista em um plano de segurança hídrica de São Paulo, que engloba ações que devem ser realizadas até 2035.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Lost Cluster
Sensível??? Há uns 2 meses o nível era de 14%! E estamos no período de chuvas! Nesse ritmo, esse reservatório vai secar em Setembro! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas