Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

'Disparada' é lembrada por brasilienses em despedida a Jair Rodrigues Os moradores da capital contam como a música os marcou

Yale Gontijo

Publicação: 09/05/2014 08:38 Atualização:

 (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

Dentre as grandes canções do repertório do cantor Jair Rodrigues de Oliveira, Disparada é a predileta do operário Antônio Vilmo, um dos trabalhadores empenhados nos últimos preparativos da reforma da Torre de TV. Vilmo cantarolou trechos da letra sobre o tratamento dispensado a um rebanho de gado com devoção. “Eu lembro quando essa música estourou antigamente. Sempre gostei do Jair”, recorda Vilmo, que soube da morte do ídolo apenas ontem à tarde.

 (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Apresentada na voz de Rodrigues em 1966 durante um festival da TV Record, Disparada saiu vencedora. O cantor e professor da Escola de Música de Brasília Marcos Bassul aponta as dificuldades técnicas da música, uma canção de protesto feita em metáforas. “Ela tem uma tessitura vocal muito grande, com graves e agudos. É preciso encontrar a região apropriada”, definiu.

 (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Acompanhado dos instrumentistas João Marinho e Felipe Pessoa, o flautista Toninho Alves classifica a música como uma composição de gênero misto, “mistura entre aboio e baião”. Sem termos técnicos, a estudante Lívia Faria de Lima definiu a canção da mesma direção do profissional. “Conheço a música em ritmo de forró”, diz.

Leia mais notícias em Brasil

O bandolinista Ian Coury, de apenas 12 anos, fala da dedicação para tocar Disparada. “Precisei ensaiar duas horas por dia durante duas semanas”, relembra. Alunos do Clube do Choro, acompanhados de Sivuquinha, fizeram uma interpretação exclusiva da música para o Correio, assim como outros artistas profissionais e não profissionais da cidade

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: albertani souza
o céu esta ficando cheio de bambas | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas