Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Haitianos ajudam a construir centro que será usado pela Rússia na Copa Ministério do Esporte investiu R$ 2,5 milhões na reforma do complexo esportivo, que será utilizado pelo Ituano, clube da cidade e atual campeão paulista, após a Copa do Mundo

Agência Brasil

Publicação: 13/05/2014 18:52 Atualização:

Um grupo formado por 20 operários do Haiti trabalha nas obras do Estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior paulista. O local será usado pela seleção da Rússia como centro de treinamento durante a Copa do Mundo.

Um dos operários haitianos na obra é Diefait Salvarj, 36 anos, que já trabalhava como pedreiro em Porto Príncipe, capital do Haiti. Ele perdeu a casa no terremoto que atingiu o país, em 2010, e chegou ao Brasil há três meses. “Estou buscando uma vida melhor, porque não tem trabalho lá”, conta o operário, que pretende trazer os parentes para o Brasil.

Salvarj e seus compatriotas são acompanhados de perto por outro estrangeiro: Mamodou Diallo. Formado em engenharia, na Guiné Equatorial, ele ainda não conseguiu validar o diploma no Brasil e atua como mestre de obras. O idioma facilita a comunicação entre ele e os haitianos. “Eles falam creole francês, mas se você falar francês eles entendem”, explica.

Leia mais notícias em Brasil


O Ministério do Esporte investiu R$ 2,5 milhões na reforma do complexo esportivo, que será utilizado pelo Ituano, clube da cidade e atual campeão paulista, após a Copa do Mundo.

Além da Rússia, a seleção do Japão vai treinar em Itu durante a Copa do Mundo. Os japoneses ficarão no Spa Sports, centro de treinamento que já foi usado por clubes como o Corinthians e o Flamengo. A opção pela cidade empolgou os imigrantes japoneses que vivem na cidade.

Uma festa típica será realizada no dia 14 de junho, data da estreia dos japoneses no Mundial. “Este é um ano especial. Vamos preparar bastante comida típica japonesa e atrações na parte cultural, como dança, karaokê, shows”, conta Kazuyuki Ozaki, membro da Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu.

A TV Brasil veicula esta semana reportagens sobre cidades de São Paulo que receberão seleções para a Copa do Mundo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas