Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Jardim Botânico do Rio anuncia mudanças estruturais para a Copa do Mundo Espaço ambiental tem um dos maiores herbários da América Latina, com aproximadamente 500 mil anos atras de fungos e plantas catalogados

Agência Brasil

Publicação: 21/05/2014 16:54 Atualização:

Com a proximidade da Copa do Mundo, a presidenta do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo, anunciou hoje (21/5) que, até o dia 9 de junho, o espaço ambiental terá algumas mudanças estruturais para oferecer novos e melhores serviços aos visitantes. O Jardim Botânico tem um dos maiores herbários da América Latina, com aproximadamente 500 mil amostras de fungos e plantas catalogados.

Entre as mudanças, estão previstas a reabertura do Centro de Visitantes, totalmente renovado, a criação de aplicativos para aparelhos eletrônicos portáteis para o visitante visualizar o roteiro de visitação e a reforma dos banheiros.
Outra medida é a venda de lanches a preços populares. “É uma prática que já fizemos durante a visita do papa [na Jornada Mundial da Juventude], quando a gente criou o Menu Peregrino, que era uma possibilidade de os jovens se alimentarem até com R$ 10 na época. Vamos repetir com o lanche popular nos estabelecimentos de alimentação do Jardim Botânico durante a Copa. Mais para a frente, nós vamos realmente baratear a alimentação com a adoção de máquinas de autosserviço, que vendem água, suco, refrigerante”, explicou Samyra Crespo.

Além disso, o estacionamento que funciona na entrada do parque, na Rua Jardim Botânico, com capacidade para 80 carros, será desativado até o dia 2 de junho e novas vagas serão disponibilizadas nas imediações. Samyra Crespo disse que 67 câmeras de segurança serão instaladas em pontos estratégicos do espaço. Além disso, mais 60 profissionais – entre bilheteiros, guardas e monitores – serão capacitados com cursos de inglês e história dos jardins do parque, totalizando 180 funcionários treinados.

Recentemente, a Polícia Militar executou uma ordem judicial de reintegração de posse do Clube Caxinguelê ao Jardim Botânico, numa ação que se arrastou na Justiça por quase 20 anos. O arboreto [coleção de plantas] do local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Samyra comemorou o aumento expressivo de público no Jardim Botânico, que passou de 600 mil para 1 milhão de visitantes por ano. “Realmente, temos que melhorar a infraestrutura, mas isso também não é feito do dia para a noite. Nós já estamos com as obras de demolição [do Clube Caxinguelê] e, eu acho que, até julho, nós já estaremos aqui com as estufas de plantas”, explicou.

Para o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a ser comemorado em março de 2015, o Jardim Botânico pretende recuperar o Aqueduto da Levada que, segundo Samyra, “é um dos monumentos históricos mais antigos e bonitos” do espaço, restaurar as esculturas do Mestre Valentim, recuperar a Casa dos Pilões e a criar roteiros históricos.

Leia mais notícias em Brasil

“Para as Olimpíadas nós veremos uma cidade totalmente diferente e o Jardim Botânico estará inserido nessa inovação. Nosso plano de médio prazo é aumentar a pegada de sustentabilidade do jardim com muitos exemplos de como é que se faz um jardim sustentável. Isso é, com telhados verdes, energia alternativa, fazer retrofit [modernização] de prédios históricos sustentáveis”, explicou.

A respeito da desapropriação de famílias da comunidade do Horto, no Jardim Botânico, na zona sul, Samyra informou que não pode, simplesmente, colocar 523 famílias na rua. “Hoje nós estamos identificando terrenos onde a gente possa fazer o reassentamento dessas famílias, de preferência próximo ao Jardim Botânico, só que nós só temos 127 famílias cadastradas”.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas