Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Rio anuncia marca dos 450 anos e intervenções comunitárias em 2015 Previsão é inaugurar os projetos ao longo do próximo ano, durante a agenda comemorativa da cidade, que começará na festa de réveillon

Agência Brasil

Publicação: 21/05/2014 19:33 Atualização:

Às vésperas do aniversário de 450 anos, a cidade do Rio de Janeiro ganhará seis projetos de intervenção urbana, propostos pelos próprios moradores. Escolhidas por voto popular, foram eleitas seis iniciativas, uma para cada área, anunciadas hoje (21/5) pelo prefeito Eduardo Paes. Na ocasião, também foi lançada a marca dos 450 anos, celebrados em 2015. O concurso para escolher os projetos recebeu mais de 100 mil votos pela internet.

Ao longo do ano que vem a prefeitura organizará uma “ocupação cultural” na Ladeira da Misericórdia, no centro, promoverá um mutirão para a pintura de fachadas de casas, na zona oeste, fará uma exposição dos artefatos históricos da população de Brás de Pina, na zona norte, além de executar “450 minutos de bossa-nova”, em Ipanema, na zona sul, reformar a pista de skate do Irajá, na zona norte, e arborizar a Estrada dos Três Rios, na zona oeste.

De acordo com o idealizador do projeto da reforma da pista de skate, Charles Silva, do Coletivo Briza, a inscrição no projeto e a mobilização que levantou 14.981 votos na internet refletem o engajamento dos jovens do bairro. Para conseguir chegar a esse total, eles também se reuniram fora do mundo virtual e hoje já sonham com a criação de um parque para o skate.

“A reforma da pista é uma reivindicação antiga. Agora, queremos um parque com vários equipamentos, que permitam a prática de várias modalidades de skate”, afirmou Charles. O coletivo do qual faz parte, o Briza, já tem até o local para o parque. “A prefeitura demoliu uma fábrica de cimento em Irajá. Queremos uma parte do terreno”, contou.
A representante do projeto na Estrada dos Três Rios, em Jacarepaguá, Alice Giannini, disse que a escolha também atende a uma reivindicação antiga. “Ótimas ideias surgem quando a administração ouve a população. Esperamos que continue assim”, declarou. Ela contou que os moradores fizeram, inclusive, sugestões de espécies de mudas para a arborização.

De acordo com a prefeitura, a estimativa de investimentos nos projetos vai demandar ações de diversas secretarias, e será feita a partir de agora. A previsão é inaugurar os projetos ao longo de 2015, durante a agenda comemorativa da cidade, que começará na festa de réveillon. Já a marca dos 450, escolhida por especialistas, tem o formato de um rosto e foi elaborada pelo escritório Crama Design Estratégico, que derrotou 27 concorrentes. O diferencial do desenho é que pode ser personalizado facilmente, transmitindo “a versatilidade do carioca”.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas