Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Anvisa deve aprovar hoje proposta de aviso nos rótulos para evitar alergias Atualmente, de todos os alimentos que mais causam alergia na população, somente o glúten recebe destaque nas embalagens

Julia Chaib

Publicação: 29/05/2014 08:57 Atualização:

Priscilla e a família se engajaram. Os filhos têm alergia ao leite e à soja (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Priscilla e a família se engajaram. Os filhos têm alergia ao leite e à soja


Decifrar nomes como caseína hidrolisada, caseinato de sódio e lactoalbumina é rotina para algumas famílias com casos de alergia alimentar. Estranhas aos leigos e postas em letras miúdas no rótulo de alimentos, essas substâncias, se não compreendidas, podem causar prejuízos à saúde. As três são proteínas do leite. E, para quem tem sensibilidade, o consumo desses ingredientes pode provocar de reações dermatológicas a choque anafilático, com o fechamento da glote. Após uma campanha pedir o destaque desses itens nas embalagens, o tema entrou na pauta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que pretende aprovar nesta quinta-feira (29/5) uma proposta de consulta pública sobre a alteração na rotulagem.

Atualmente, de todos os alimentos que mais causam alergia na população, somente o glúten recebe destaque nas embalagens. Engajadas, um grupo de 600 mães com filhos alérgicos criou neste ano a campanha #poenorotulo, pedindo destaque a outros ingredientes. A advogada Maria Cecília Cury Chaddad, 34 anos, mãe de uma criança com alergia alimentar, é uma das coordenadoras do movimento. Após detectar a sensibilidade do filho à soja e perceber que teria de decifrar palavras para garantir a saúde do pequeno e, inclusive, telefonar para diversos Serviços de Atendimento ao Consumidor (Sacs), Cecília se engajou na missão de tornar esses produtos legíveis.

Leia mais notícias em Brasil

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: sandra silva
Priscila seus filhotes são lindos! parabéns | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas