Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

OIT: 70% da população não tem proteção social; situação no Brasil melhora Nos países pobres, esse percentual sobe para 90%

France Presse

Publicação: 02/06/2014 22:16 Atualização:

Ao menos 70% da população mundial não dispõe de ampla proteção social, de acordo com o mais recente informe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma agência do sistema ONU, que revelou, no entanto, uma melhora progressiva desde 2009 no Brasil.

Esses números revelam que "a maioria das pessoas não tem proteção social suficiente, no momento em que ela é mais necessária do que nunca", afirmou a diretora-geral adjunta da OIT, Sandra Polaski, ao apresentar o relatório à imprensa, em Genebra.

O informe revela que, em média, 39% da população mundial não tem acesso a cuidados de saúde. Nos países pobres, esse percentual sobe para 90%. A OIT considera que seriam necessários cerca de 10,3 milhões de colaboradores como pessoal de saúde para garantir um serviço de qualidade para os mais carentes.

Em relação à aposentadoria, a OIT aponta que quase metade (49%) que já passou da idade de parar de trabalhar não recebe qualquer pensão. A organização destaca que apenas 30% dos trabalhadores no mundo contribuem para a aposentadoria e que, em muitos casos, o valor recebido está abaixo do limite da pobreza.

A OIT ressaltou ainda que os gastos de proteção social em caso de desemprego, invalidez parcial, ou acidente do trabalho variam muito de um país para outro. Enquanto na África esses gastos superam pouco mais de 0,5%, na Europa ocidental chegam a 5,9%, por exemplo.

Em escala mundial, apenas 12% dos desempregados recebem seguro-desemprego. Nesse item, as disparidades também são grandes, indo de 64% na Europa ocidental, por exemplo, a menos de 3% no Oriente Médio e na África.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas