Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sem-terra ligados ao MST ocupam duas fazendas em Marabá, no Pará O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou que as fazendas Santa Tereza e Cosipar estão em áreas públicas e podem ser classificadas como improdutivas

Agência Brasil

Publicação: 09/06/2014 14:14 Atualização:

Sem-terra ocuparam, neste domingo (8/6), duas fazendas de Marabá, na região sul do Pará. Ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), os ocupantes pedem que as duas áreas sejam desapropriadas pelo Estado e incluídas no programa de reforma agrária.

Segundo o MST, as fazendas Santa Tereza e Cosipar estão em áreas públicas e podem ser classificadas como improdutivas. Isso porque, de acordo com o movimento, na Santa Tereza cria-se apenas gado. Já na Cosipar, sustenta o MST, só há plantação de eucalipto – o que a organização de sem-terra afirma que fere a legislação ambiental.

Já o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Marabá, Eudério de Macedo Coelho, afirmou à Agência Brasil que as duas propriedades estão devidamente regularizadas e não têm problemas ambientais.

“Inspecionamos as duas áreas recentemente e verificamos que elas não têm problemas”, disse o superintendente. Coelho já recebeu os advogados dos proprietários da Santa Tereza e, às 16h se reune com representantes do movimento.

Leia mais notícias em Brasil

Nenhum servidor do Incra esteve nas fazendas após a ocupação. Mesmo assim, Coelho revelou que os representantes jurídicos da Santa Tereza denunciaram que os ocupantes derrubaram pontes de acesso à propriedade, cortaram cercas de arame e expulsaram empregados. O superintendente garante que pedirá aos sem-terra que desocupem a área.

“Pela lei em vigor, o Incra não pode vistoriar áreas ocupadas. Por isso, vamos pedir que eles deixem as duas fazendas. Eles saindo, vamos procurar conversar com os donos e verificar se eles têm interesse em vendê-las, pois não podemos simplesmente desapropriá-las”, declarou Coelho.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: costa costa
Parece uma coisa, voces so aparecem nessas horas, bem enfim VIVA O BRASIL QUE NINGUEM CONHECE.... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas