Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cariocas festejam experiência multicultural na Copa com a vinda de turistas De acordo com o Ministério do Turismo, o Rio de Janeiro receberá a maior parte dos turistas estrangeiros com ingressos para a Copa, 90 mil

Agência Brasil

Publicação: 17/06/2014 18:01 Atualização:

"Eles não têm a menor noção. Saem atravessando a rua sem olhar, esbarram em todo mundo, entram na frente dos carros. São umas figuras", conta, rindo, Daiana Cabral, moradora de Belford Roxo, que circulava na tarde desta terça-feira (17/6) pelo calçadão de Copacabana, ao comentar bandeiras e fantasias usadas por estrangeiros que vieram ao país para a Copa do Mundo.

Acostumados a conviver com pessoas de outros países em grandes eventos, muitos cariocas estão, mais uma vez, encantados com o multiculturalismo que tomou conta da cidade. E os preferidos de Daiana são justamente os mexicanos, adversários de hoje do Brasil: "São muito animados e estão sempre coloridos."

A advogada Rita Brandão, moradora de Itaboraí, foi a Copacabana curtir a Fifa Fan Fest e comemorou a possibilidade de conviver com pessoas de tantos países: "é muito legal o contato para saber como é lá fora. Parei um grupo de chilenos e tirei uma foto com eles. Isso aqui está lindo."

Leia mais notícias em Brasil

O oficial da Marinha Mercante Igor Reis, mesmo acostumado a viajar a trabalho, compartilha do encantamento. "É incrível a alegria de todos eles. Não estão nem aí se ganham ou perdem. Querem fazer festa. É uma animação diferente da dos outros eventos", disse o militar, que saiu da Barra da Tijuca para ver a festa em Copacabana.

Por saber inglês, Reis já teve que ajudar grupos de turistas em situações como como pegar um táxi ou encontrar um restaurante. Para ele, esse contato é importante para o carioca: "Tem apresentações de várias culturas diferentes na orla, muita gente para conversar. Eu já pude conhecer muito por viajar, mas nem todo mundo teve essa oportunidade."

Mesmo sem falar um segundo idioma, a enfermeira Márcia Barreto, moradora da Penha, concorda. "É a primeira vez que tenho esse contato, e acho muito legal a mistura. Eles tentam falar português, e eu tento falar a língua deles. No fim a gente se entende."

O indiano de Calcutá Fuad Ahmed agradece o esforço dos brasileiros em ajudar vestindo uma camisa verde e amarela: "os brasileiros são muito simpáticos e nos tratam muito bem. Estamos torcendo para vocês. Na Índia, amamos o futebol brasileiro."

De acordo com o Ministério do Turismo, o Rio de Janeiro receberá a maior parte dos turistas estrangeiros com ingressos para a Copa, 90 mil. A Secretaria Estadual de Turismo espera um número ainda maior, já que muitos estrangeiros virão mesmo sem ter ingressos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas