Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Prefeitura do Rio amplia estacionamento proibido para Espanha x Chile Esquema operacional teve alterações porque, além de ser em dia de semana, há também a necessidade de corrigir problemas do último jogo

Agência Brasil

Publicação: 17/06/2014 18:05 Atualização:

A prefeitura do Rio estima que 59% do público que estará presente no Estádio do Maracanã na quarta-feira (18/6) para o jogo entre Espanha e Chile serão de estrangeiros, 34% de residentes na cidade e 7% de brasileiros vindos de outros estados. O presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel, disse que os números estão próximos aos registrados no domingo, para a partida entre Argentina e Bósnia, quando o esquema operacional montado pela prefeitura deu certo.

"No cômputo geral, tudo funcionou como o planejado. A prefeitura está sempre buscando melhorar o seu plano de mobilidade, e o nosso objetivo é fazer com que cada jogo realizado seja melhor que o anterior, mesmo sabendo que cada um tem um desafio diferente", disse o dirigente.

O esquema operacional para esta quarta-feira (18/6) teve algumas alterações porque, de acordo com Leonardo Maciel, além de ser em dia de semana e de receber torcidas de seleções com tradição no futebol e que costumam acompanhar as equipes, também mostrou a necessidade de corrigir problemas do último jogo.

Leia mais notícias em Brasil

Um dos pontos alterados foi no número de ruas com proibição de estacionamento na área ao redor do estádio. O diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Rio), Joaquim Dinis, informou que a Rua 8 de Dezembro, em Vila Isabel, zona norte, foi incluída no esquema. Ele explicou que, por causa da manifestação que ocorreu no domingo, houve necessidade de usar a via para fazer o desvio de trânsito, o que foi dificultado pelos veículos estacionados no local.

Dinis informou que, para amanhã, também há a recomendação para os torcedores com ingressos para o Portão D, conhecido como o da estátua de Bellini [capitão da seleção brasileira de 1958], utilizem a Estação São Francisco Xavier do metrô. Ele explicou que, como o deslocamento para a ida ao estádio vai coincidir com a saída dos trabalhadores, por causa do meio feriado, será melhor usar essa estação, onde roda a Linha 1, “que costuma ser mais vazia”.

De acordo com o presidente da Rio Eventos, o feriado de amanhã a partir de 12h tem o objetivo de facilitar o trânsito de torcedores para o Maracanã e evitar um número maior de passageiros nos transportes públicos. Ele acrescentou, no entanto, que os serviços essenciais vão funcionar normalmente.

A Guarda Municipal vai contar com 240 integrantes no controle urbano, 120 nas operações de trânsito e 28 da Coordenadoria de Controle Urbano, que terão o apoio de 15 reboques. "Esses reboques serão utilizados para a remoção de veículos estacionados em locais proibidos", disse o comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, capitão Rodrigo Fernandes.

O bloqueio para veículos fretados começará às 9h no entorno do estádio. Já o fechamento ao tráfego nas ruas ao redor do Maracanã vai ter início às 12h e permanecerá até 20h. "No outro jogo, nós liberamos com uma hora e meia após o término do jogo. A previsão de duas horas está mantida, mas se pudermos liberar as vias antes, elas serão liberadas", disse Dinis.

A Rio Eventos informou ainda que em dias de jogos do Maracanã, a Quinta da Boa Vista, parque público em São Cristóvão, zona norte do Rio, permanecerá fechada conforme estava previsto em decreto da prefeitura divulgado em março. O presidente da empresa disse que a passarela provisória da rampa do metrô para acesso ao estádio - que com a passagem de usuários, balançava - passou por reparos e vai ser usada amanhã. "A passarela estava segura, recebeu o reforço e recebeu também a fiscalização do órgãos competentes para dar a licença para aquela estrutura", esclareceu Leonardo Maciel.

Em Copacabana, a pista da Avenida Atlântica junto à orla só terá o trânsito impedido próximo ao local da Fifa Fan Fest, se for necessário, para proteger os participantes do evento. Nos jogos do Brasil, no entanto, o trecho será fechado meia hora antes e abre duas horas depois da festa.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas