Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Governo reconhece calamidade pública e emergência em cidades catarinenses Esse reconhecimento agiliza o repasse de recursos federais e o atendimento às vítimas dos temporais

Agência Brasil

Publicação: 25/06/2014 12:54 Atualização:

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu estado de calamidade pública nos municípios de Guaramirim e Rio Negrinho, em Santa Catarina, e situação de emergência em 36 cidades do estado. Esse reconhecimento agiliza o repasse de recursos federais e o atendimento às vítimas dos temporais. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (25/6) no Diário Oficial da União.

O governador Raimundo Colombo participou no final da tarde de terça-feira (24/6) de audiência com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para tratar da ajuda aos municípios atingidos pela chuva. Foi apresentado relatório da Defesa Civil apontando estragos maiores em 37 cidades e solicitando R$ 5,6 milhões para ações emergenciais. Segundo o ministério, o pedido será analisado com rapidez.

Entre as ações emergenciais, estão a compra de cestas básicas, água e o aluguel de máquinas para limpeza, reparo e liberação de estradas. O governo estadual informou que já investiu cerca de R$ 3 milhões nesse tipo de medidas desde o início de junho, quando começaram as chuvas.

Leia mais notícias em Brasil

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, mais de 460 mil pessoas foram afetadas pelo mau tempo. Pelo menos 7 mil ficaram desabrigadas e cerca de 50 mil, desalojadas. Duas morreram e 28 ficaram feridas. Dos 42 municípios afetados pela chuva, 37 decretaram situação de emergência.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, nesta quarta-feira ocorre chuva no estado mais intensa e contínua no oeste, meio-oeste, planalto sul e litoral sul. A situação se complica entre a quinta-feira (26/6) e o sábado (28/6), devido à formação de um ciclone extratropical perto do litoral sul de Santa Catarina, com previsão de chuva forte e persistente. Nos próximos dias, segundo a previsão, o acumulado de chuva deve superar o esperado para junho.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas