Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Teleférico de Nova Friburgo, no estado do Rio, é reaberto ao público Atração estava fechada há mais de três anos e não foi reinaugurada por completo

Publicação: 28/06/2014 17:20 Atualização:

O teleférico de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, foi reaberto neste sábado (28) para os moradores depois da reinauguração simbólica feita sexta-feira (27) por autoridades estaduais e municipais. O teleférico, que transportava cerca de 120 mil pessoas por ano, estava fechado há três anos e meio por causa da tragédia, provocada pelas chuvas, que atingiu a região em janeiro de 2011 e matou mais de 900 pessoas, além de deixar milhares desabrigadas.

O equipamento tem 1.450 metros, dois estágios, mas somente o primeiro, de 550 metros de extensão, será reativado. O segundo trecho só será reaberto após obras que ainda serão feitas na Praça do Suspiro. De acordo com o proprietário do teleférico, Rodolfo Acri, que já está há 17 anos à frente do empreendimento, a reinauguração do equipamento é um alívio.

“Primeiro, gostaria de pedir desculpa à população pelo tempo parado.Foi o grande desafio da minha vida profissional. Afinal, lá se vão três anos e meio de muitas lutas e prejuízos. A volta do teleférico é uma coisa esperada por toda a cidade. Em breve vou fazer novos investimentos para modernizar os equipamentos. Eu amo a cidade. Não vai ser esse contratempo que vai me fazer desistir”, disse.

Leia mais notícias de Brasil.

Depois da tragédia das chuvas, o equipamento ficou fechado por conta de um processo iniciado em na 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, em que a juíza Paula do Nascimento Barros Gonzalez Teles determinou que o teleférico da cidade continuasse interditado até que laudos de engenheiros atestassem a segurança do meio de transporte. Somente agora, a Empresa Friburguense Ltda, responsável pelo teleférico, conseguiu a autorização para funcionamento.

“Houve um processo judicial e eu tive que provar que estava dentro da lei. Houve um pouco de precipitação antes de sequer me chamar, antes de colher provas para saber se estava dentro da lei e uma promotora chegou a pedir a demolição. Depois disso, a magistrada tomou todo o cuidado requerendo provas e laudos e eu provei que estava totalmente dentro da lei e o teleférico foi liberado para a população com segurança”, explicou.

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, disse que a volta do teleférico e a obra da Praça do Suspiro serão importantes para a cidade, que recebe muitos turistas. “É um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. Não só o teleférico em si, mas a Praça do Suspiro, que foi totalmente atingida nas chuvas de 2011. A chuva também atingiu a igreja de Santo Antônio, mas foi recuperada. As obras do teleférico e de drenagem tinham sido interditadas pela Justiça, mas foram liberadas. O Corpo de Bombeiros também liberou e os principais pontos turísticos da cidade estão de volta”, comemorou.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas