Brasil
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil nesta segunda-feira O fenômeno pode ser acompanhado a olho nu durante a noite inteira

Fred Bottrel

Luisa Ikemoto

Publicação: 28/07/2014 20:27 Atualização: 28/07/2014 20:53

Chuva de meteoros Delta Aquarídeas (Jimmy Westlake/Nasa)
Chuva de meteoros Delta Aquarídeas


Na noite desta segunda-feira (28/7), os brasileiros poderão acompanhar de perto uma chuva de meteoros. O fenômeno, denominado Delta Aquarídeas, poderá ser observado a partir das 20h, e durará a noite inteira. A visibilidade deve ficar melhor entre as 3h da madrugada e o amanhecer de terça-feira.

Nos horários mais intensos, devem cruzar o céu cerca de 15 ou 20 meteoros por hora. Não se preocupe em procurar por binóculos ou outros instrumentos. É possível observar o fenômeno a olho nu. A chuva é visível tanto no Hemisfério Sul quando no Norte.

O astrônomo Airton Lugarinho de Lima Câmara explica que apenas as condições meteorológicas seriam capazes de atrapalhar a visibilidade do fenômeno no Distrito Federal. "Se o tempo estiver aberto, será possível ver", explica, acrescentando que os interessados em ver a chuva de meteoros podem se preparar para fugir da área central: quanto mais longe de áreas com muita iluminação pública, melhor. É só torcer por um céu limpo, procurar uma cadeirinha, se proteger do frio da madrugada e curtir o espetáculo.

Lugarinho esclarece que a "chuva" é na realidade formada por detritos de cometas que, em atrito com a atmosfera terrestre, entram em combustão: "Aquele rastro de luz que se observa é o resultado desse processo".

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Leonardo Trindade
Só não sei com vou ver com esse céu cheio de nuvens... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas