Brasil
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Associação Nacional de Jornais homenageia Ruy Mesquita e Roberto Civita

Felipe Seffrin

Publicação: 19/08/2014 11:31 Atualização:

São Paulo – A Associação Nacional de Jornais (ANJ) prestou homenagens nesta manhã, durante o 10ª Congresso Nacional de Jornais, aos jornalistas Ruy Mesquita e Roberto Civita, falecidos em 2013. “Ambos são referência na defesa da liberdade de imprensa. Durante o período de censura, Ruy e Roberto foram líderes para todos nós. Vencido o período autoritário, eles continuaram defendendo a liberdade de imprensa como um direito da sociedade”, destacou João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial das Organizações Globo. “A ANJ e todos que valorizam a liberdade de expressão têm uma divida permanente com Ruy Mesquita e Roberto Civita.”

Ruy Mesquita, falecido em 21 de maio de 2013 em decorrência de um câncer na base da língua, começou a carreira no jornal O Estado de S. Paulo (SP) em 1948 e foi um dos fundadores do Jornal da Tarde, em 1966. Desde 1996 exercia a função de diretor do Estadão. “Ruy e Roberto tinham a noção do papel do jornalismo dentro da democracia. Eles acreditavam que o jornalismo é a ferramenta que empurra as reformas. Eles defendiam o jornalismo como protagonista e não como merca caixa de reprodução de ideias alheias”, disse Fernão Lara Mesquita, filho de Ruy Mesquita, que recebeu uma placa em homenagem ao pai.

Roberto Civita, falecido em 26 de maio de 2013 devido a um aneurisma, era presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril. Ele criou a Revista Veja em 1968, trabalhou em diversos títulos da empresa e assumiu a presidência da Abril em 1990. Roberta Civita, filha de Roberto, recebeu a homenagem da ANJ em nome da família. “Meu pai repetia que o principal compromisso da imprensa não é com governo, com acionistas ou anunciantes, mas com o leitor e, principalmente, com a verdade. Assim a imprensa contribui para uma sociedade melhor para todos”, relembrou Roberta.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas