Brasil

Metrô do Rio conclui escavação de estação da linha Ipanema-Barra

A partir do primeiro semestre de 2016, quando estiver concluída, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro deverá transportar mais de 300 mil pessoas por dia

postado em 25/08/2014 22:41
A futura Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, uma das seis paradas planejadas para a Linha 4 do metrô carioca, já está completamente escavada. De acordo com nota divulgada hoje (25) pelo governo do estado, os operários do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da linha que levará o metrô de Ipanema, na zona sul, até a Barra da Tijuca, concluem - 22 metros abaixo do nível da rua - a armação da laje de fundo para as últimas concretagens desta etapa.

As bilheterias no mezanino também estão prontas, mas, no momento, servem como estoque de ferramentas e outros materiais da obra. O acesso de passageiros, que está sendo construído na Rua Maria Quitéria, esquina com a Avenida Visconde de Pirajá, já está aberto, e recebe as escadas. Do outro lado da Praça Nossa Senhora da Paz, o acesso de passageiros também está pronto.

Leia mais sobre Brasil

Alvo de muita polêmica, as obras da estação implicaram em intervenções na tradicional praça de Ipanema, que abriga monumentos e áreas verdes. O Consócio Linha 4 Sul, responsável pelas obras, teve que tomar cuidados especiais para preservar a praça. Devolvido à população em julho, o espaço foi reurbanizado e teve equipamentos públicos e monumentos restaurados, alguns deles obedecendo orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A partir do primeiro semestre de 2016, quando estiver concluída, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro deverá transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar cerca de 2 mil veículos das ruas em horários de pico, de acordo com previsão da Secretaria Estadual de Transportes. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com tarifa única. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) em 16 quilômetros de extensão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação