Brasil

Bolsistas têm notas maiores que alunos das instituições públicas

Estudantes do ProUni com benefício integral acertaram 49,3% do Enade, índice superior à média dos acadêmicos de instituições federais e estaduais. Exigências do programa, como limite de uma reprovação ao longo do curso, podem explicar a boa performance

Daniela Garcia
postado em 02/11/2014 08:00
A brasiliense Adriana Inocêncio, 31 anos, se formou em administração com bolsa do ProUni:
Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) tiveram desempenho melhor na comparação com os alunos das instituições públicas no Enade, exame aplicado pelo governo federal entre estudantes do ensino superior, afirma estudo da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (Abraes). A pesquisa mostra que quem recebe o benefício integral tem uma média de acertos de 49,3%, enquanto o rendimento médio dos acadêmicos de universidades e faculdades públicas é de 47,7%.


A pesquisa é baseada nos microdados do Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), referentes aos anos de 2010, 2011 e 2012. O estudo não faz diferenciação da nota em relação ao curso do aluno. Nos três ciclos avaliados, foi possível abordar as três grandes áreas de ensino: humanas, biológicas e exatas. Nesse período, 1.384.466 alunos fizeram o Enade. A análise está relacionada a 56% dos casos, isto é, 787.470 respondentes da prova. Os pesquisadores justificam que o recorte da amostra é necessário para gerar ;dados de maior confiabilidade;, ao considerar apenas os alunos que se dedicaram a responder as questões da prova sem deixar uma seção inteira em branco.

Até o momento, estudos educacionais mostravam que os alunos do Prouni eram melhores na comparação com os colegas de classe nas instituições privadas. Segundo a pesquisa da Abraes, os acadêmicos que não têm bolsa tiveram um aproveitamento de 41,88%, abaixo da média geral de 43,19%.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação