Brasil

Líderes consideram inconstitucional norma de criação de entidades sindicais

Segundo o presidente da CNTA Afins, a portaria, que reconheceu a criação de outra confederação nacional em 2013, contribui para enfraquecer a disputa de ideias dos trabalhadores

postado em 05/11/2014 15:17
Representantes sindicais de 22 estados brasileiros ligados à categoria de alimentação participaram nesta quarta-feira (5/11) de ato em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. Liderado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), o movimento solicitou ao governo a revogação da portaria 186 do MTE, de 2008, considerada como inconstitucional pelo movimento. De acordo com os sindicalistas, a portaria enfraquece a autonomia sindical.

Segundo o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, a portaria, que reconheceu a criação de outra confederação nacional em 2013, contribui para enfraquecer a disputa de ideias dos trabalhadores. "Estamos aqui hoje para reivindicar melhoria no trabalho de nossos representados, mas também para mostrar insatisfação com a portaria 186, que tem como consequência o divisionismo e enfraquecimento do movimento sindical", disse Camargo.



A CNTA entrou em 2008 com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn 4120) no Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo ano da divulgação da portaria. "Não podemos ter, segundo nossa Constituição, mais de uma entidade da mesma categoria em uma mesma base territorial: entendemos que o Ministério do Trabalho não está respeitando isso", disse Camargo. Hoje, o movimento também se reunirá, no Hotel Nacional, à tarde, para decidir, em assembleia, os rumos da categoria. A Agência Brasil aguarda posicionamento do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a solicitação do movimento sindical.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação