Brasil

Voluntários se unem no Rio para fazer o Natal de pessoas em situação de rua

Em outra ação, integrantes do Grupo Maria de Madalena levarão, dia 25, o jantar de Natal para 100 pessoas em situação de rua

postado em 21/12/2014 16:18
Em outra ação, integrantes do Grupo Maria de Madalena levarão, dia 25, o jantar de Natal para 100 pessoas em situação de rua

Na véspera de Natal, 60 pessoas em situação de rua no Méier, zona norte do Rio, começarão o dia melhor com café, leite, frutas e sanduíches. É o segundo ano consecutivo que o casal de microempresários Rita de Cássia Figueira da Silva e Celino Pereira da Silva organiza o café da manhã no dia 24 de dezembro para pessoas que não têm onde morar. A gente chega, convida-os para se reunir, faz uma oração e dá o café;, adiantou Rita de Cássia à Agência Brasil.

Rita e Celino frequentam a Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Lins de Vasconcelos, também na zona norte. Rita revelou que, inicialmente, sentiu vontade de distribuir alimentos. Conversou com o marido, que concordou em acompanhar nos cafés que distribuíam uma vez por mês. No início, eram 25 e, com o tempo, passaram para 30. Ela e o marido compravam os produtos, mas começaram a receber doações de fiéis da Paróquia. A partir daí, veio a ideia de estender a ação ao Natal.

[SAIBAMAIS]Rita espera que a ação possa transformar a vida de quem vive nas ruas. Entretanto, sente tristeza ao perceber que, ao longo desses dois anos, as mesmas continuam na mesma condição. ;Para mim, isto representa uma esperança que eles possam sair da rua e se recuperar. Se alguém já deixou as ruas, não sei, não vi, mas minha esperança é que eles realmente saiam disso;, salientou.

Em outra ação, integrantes do Grupo Maria de Madalena levarão, dia 25, o jantar de Natal para 100 pessoas em situação de rua. A distribuição começará às 18h na Penha e seguirá por bairros próximos, como Ramos, Olaria e Bonsucesso. ;As quentinhas são compostas de arroz (feito pelas voluntárias), frango assado, batata e farofa. Além da comida, são oferecidas garrafas de água, kit higiene (sabonete, pasta, escova, barbeador e shampoo), sobremesa, roupas e preservativos;, ressaltou Marcelo Musqueira.

Marcelo é um dos coordenadores do grupo e, desde 2010, participa da distribuição das quentinhas. O analista de sistemas contou, que, mensalmente, além de cesta de alimentos, doam roupas para uma comunidade de Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. Em junho, ocorre a Campanha de Inverno, com a doação de cobertores às pessoas em situação de rua.

O trabalho envolve 80 voluntários. Para as quentinhas de Natal, o grupo conta com dez integrantes. ;Cada um faz um pouquinho. Os voluntários cozinham o arroz, compram as garrafas de água, os doces para sobremesa, montam os kits de higiene em casa;, revelou.

O Grupo Maria de Madalena é espírita cristão, mas há voluntários e colaboradores de diversas religiões, como evangélicos e católicos. ;Procuramos ter uma reunião ecumênica. Sempre fazemos preces. Na festa do Dia das Crianças [em outubro], por exemplo, a prece foi feita por uma voluntária evangélica;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação