Brasil

Polícia Civil prende dono de colégios no Rio por venda de diplomas

De acordo com a delegada titular da DDEF, Carolina Salomão, Nascimento Filho foi preso por não ter se apresentado à delegacia para prestar esclarecimentos no prazo determinado

postado em 06/01/2015 18:49
Policiais da Delegacia de Defraudações do Rio de Janeiro cumpriram nesta terça-feira (6/1) mandado de prisão preventiva de Raimundo Alves Nascimento Filho, dono dos colégios ATG e Coeficiente, no bairro da Piedade, zona norte da cidade. Nascimento Filho é acusado de vender diplomas de curso técnico, e foi preso por crimes contra a relação de consumo, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. A pena pode chegar a 18 anos de prisão.

De acordo com a delegada titular da DDEF, Carolina Salomão, Nascimento Filho foi preso por não ter se apresentado à delegacia para prestar esclarecimentos no prazo determinado, como fizeram as outras seis pessoas também denunciadas, que já respondem judicialmente pelo caso. As investigações ocorrem desde 2013, após suspeitas sobre os preços praticados pelo colégio, abaixo do mercado.

Ainda segundo a delegada, apenas o colégio ATG, que oferecia educação infantil e fundamental, tinha autorização da Secretaria de Educação para funcionar. "O Raimundo era dono apenas do colégio ATG e administrador do curso Coeficiente, utilizando as primas da esposa dele como laranjas para driblar a fiscalização", disse ela. A divulgação dos cursos era feita através de panfletos distribuídos nas ruas e em jornais da cidade.



Os colégios foram fechados. O próximo passo da investigação é ouvir os cerca de 200 alunos dos cursos para saber se foram enganados ou se sabiam das atividades ilegais do grupo. Entre os cursos oferecidos pelo Coeficiente estão enfermagem, meio ambiente, eletrotécnica, edificações e petróleo e gás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação