Brasil

45% da população teve relação sexual sem proteção no último ano

Foram entrevistas 12 mil pessoas que tem entre 15 a 64 anos

postado em 12/02/2015 21:00

Mesmo com a maioria dos brasileiros (94%) sabendo que a camisinha é a melhor maneira de se prevenir contra DSTs e Aids, 45% da população sexualmente ativa do país teve relações sexuais casuais sem proteção nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada em 2013, que entrevistou 12 mil pessoas que tem entre 15 e 64 anos. Os números foram apresentados na última quarta-feira (28/1), em Brasília.

Leia mais notícias em Brasil


Um dos índices que preocupa os pesquisadores é o relato de que 44% dos entrevistados já tiveram mais de 10 parceiros sexuais na vida ; o que aumenta a probabilidade de contaminação. O último percentual, calculado em 2008, era de 26%.


Estudos anteriores revelaram que o uso da camisinha na última relação sexual manteve praticamente a mesma média: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013, mesmo com as campanhas de estímulo ao uso do preservativo sendo lançadas a todo tempo, por todo o país.


Campanha Carnaval 2015

[VIDEO1]
A campanha do Ministério da Saúde deste ano foi um tanto quanto inusitada e original: criou perfis falsos no Tinder, aplicativo que promove encontros entre pessoas que buscam sexo casual, e no Hornet, programa similar ao Tinder, mas focado apenas no público gay, para conscientizar os usuários sobre os riscos da Aids.


A ação chamou atenção no mundo inteiro, mas o Tinder bloqueou os perfis falsos criados por alegar que vai contra os termos de uso, de acordo com o comunicado da vice-presidente de comunicação corporativa e branding da companhia, Rosette Pambakian.


Na Bahia, um "preservativo gigante" foi instalado na entrada do Aeroporto Internacional de Salvador, exibindo "Partiu Teste"- uma maneira de estimular o exame.

Os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e de Recife contam com 34 displays para a retirada de camisinhas nos banheiros femininos e masculinos, além da distribuição por todo país de 70 milhões de preservativos. Somente na Bahia, foram distribuídos 7,6 milhões de camisinhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação