Brasil

Rio: pacientes do Centro Psiquiátrico participarão do desfile das campeãs

Esta é a quinta vez que a Escola de Samba Embaixadores da Alegria desfila com as principais escolas de samba do Rio de Janeiro no Desfile das Campeãs

postado em 21/02/2015 17:19
Embaixadores da Alegria no Mundo das Loucuras, este é o enredo que a Escola de Samba Embaixadores da Alegria, cujos integrantes são pacientes atendidos pelo Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ), estará se apresentando hoje (21), na Marquês de Sapucaí, durante a abertura do desfile das seis escolas que voltarão à Passarela do Samba para o tradicional Desfile das Campeãs.

Esta é a quinta vez que a Escola de Samba Embaixadores da Alegria desfila com as principais escolas de samba do Rio de Janeiro no Desfile das Campeãs, mas hoje será a primeira vez que se apresentarão com fantasias feitas pelos próprios pacientes - mais de 100 mantos que serão usados por pacientes, familiares e funcionários do CPRJ.

Para o diretor do CPRJ, Francisco Sayão Lobato Filho, o enredo Embaixadores da Alegria no Mundo das Loucuras deixou todos animados. ;Então resolvemos expandir o convite também a amigos de outras unidades psiquiátricas, a fim de que participem desta grande confraternização;, disse.

Ele informou, ainda, que a identificação com a música e o carnaval foi a principal inspiração para a produção das fantasias da Escola de Samba Embaixadores da Alegria que, neste ano, pela primeira vez, ficou sob responsabilidade dos pacientes atendidos no Centro Psiquiátrico. ;Desde dezembro que as fantasias estavam sendo produzidas na própria oficina da unidade;.

As informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a proposta da Embaixadores da Alegria é exatamente unir todas as pessoas, com o foco nas diversas deficiências. Formada em 2006, a escola de samba foi ganhando espaço e se consolidando na abertura do desfile das campeãs. ;Hoje, conta com 1800 componentes, divididos em diversas alas, comissão de frente, e até carros alegóricos;.



O CPRJ recebeu, para a confecção das fantasias, doações de muitos retalhos de tecidos, principalmente brilhosos. ;Separamos alguns para a produção da comissão de frente, e deixamos os demais para que cada paciente escolhesse para montar suas próprias fantasias. A empolgação foi tanta na produção que estendemos a confecção de adereços de cabeças e bolsas para os integrantes levarem garrafinhas de água; disse Paul Davies, um dos fundadores e atual presidente da Embaixadores da Alegria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação