Brasil

São Paulo ainda enfrenta problemas causados pelas chuvas de ontem

Não há mais pontos de alagamentos na cidade. No entanto, há problema de falta de energia elétrica em vários pontos da capital e da Grande São Paulo, prejudicando, inclusive, o abastecimento de água

postado em 26/02/2015 12:07
Um dia depois do forte temporal dessa quarta-feira (25/2), a cidade de São Paulo ainda enfrenta transtornos causados pelas fortes chuvas. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura, a quarta-feira foi o dia mais chuvoso do ano. A precipitação chegou a 36,6 milímetros (mm), o que equivale a 17% da média prevista para o mês de fevereiro, de 214,3 mm.

Apesar de não existir mais áreas alagadas, a cidade amanheceu com 62 semáforos sem funcionar, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ontem, foi registrado recorde de congestionamento às 19 horas, 33,8% das vias monitoradas da capital, ou 294 quilômetros (km), estavam praticamente com o trânsito parado, superando o registrado em 7 de janeiro, 28,7% o que representa 181 quilômetros.

Não há mais pontos de alagamentos na cidade. No entanto, há problema de falta de energia elétrica em vários pontos da capital e da Grande São Paulo, prejudicando, inclusive, o abastecimento de água para parte da zona sul e todo o município de Embu Guaçu. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o fornecimento de energia elétrica interrompeu, às 16h de ontem, o bombeamento de água nas estações elevatórias dessa região. Ainda não há prazo para o restabelecimento.

[SAIBAMAIS]A AES Eletropaulo, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, declarou que várias equipes técnicas atuam para a normalização nos diversos pontos. A companhia já normalizou a situação de 4 mil clientes na região do Pacaembu, na zona oeste. Nesta região, fios de alta tensão foram rompidos após a queda de galhos de uma árvore e lançados sobre um veículo estacionado no local. Assustado, o motorista saiu do carro e morreu após receber forte descarga elétrica. Segundo a prefeitura, 16 árvores caíram na cidade.

Na zona leste, 8 mil clientes da AES Eletropaulo ficaram sem energia por causa do rompimento de um cabo na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello. Além dos efeitos das chuvas, um acidente de trânsito, na manhã de hoje (26), derrubou um poste no bairro de Tucuruví, na zona norte, e provocou a interrupção no fornecimento de energia, no local.



O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 4,5 mil chamados na tarde dessa quarta-feira, entre pedidos de ajuda para pessoas ilhadas em alagamentos, de queda de árvore sobre carros e residências, além de fiação elétrica rompida.

As chuvas também afetaram a circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um raio caiu na área da Linha 7-Rubi, que liga a Estação da Luz , no centro da cidade, ao município de Francisco Morato, a oste da Grande São Paulo, paralisando a circulação no trecho entre as estações da Luz e Pirituba.

Houve superlotação nas estações e, segundo a CPTM, um grupo de usuários promoveu um quebra-quebra na Estação Palmeiras - Barra Funda, na zona oeste. A polícia foi acionada e a estação ficou fechada entre as 19h50 e 20h20. Dois trens foram danificados o que retardou ainda mais a retomada do transporte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação