Brasil

Zuenir Ventura toma posse hoje na Academia Brasileira de Letras

Ao Correio, o escritor disse estar nervoso com a mistura de alegria e responsabilidade que a nova função representa

postado em 06/03/2015 09:24
Jornalista e escritor, Zuenir Ventura, 83 anos, assume hoje a Cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), vaga que pertencia ao paraibano Ariano Suassuna, morto em julho do ano passado. De acordo com o ritual da ABL, Zuenir Ventura fará o discurso de posse, em seguida haverá a recepção ao novo integrante, que ficará a cargo da acadêmica Cleonice Berardinelli. Depois, Zuenir Ventura receberá a espada, o colar e o diploma, e o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, declara empossado o novo acadêmico.



Ao Correio, o escritor disse estar nervoso com a mistura de alegria e responsabilidade que a nova função representa. ;Estou muito ansioso, porque é um peso simbólico muito grande e uma alegria também. Estou muito feliz. É como se começasse outra vida para mim, uma outra atividade. Nessa altura da vida, é muito bom ser escolhido pelos seus pares, como eu fui, com a grande maioria de votos, com muito respeito, muito carinho. É um presente muito grande e uma responsabilidade de corresponder a essa expectativa, essa confiança e esse respeito;, comemorou.



No discurso de posse, o premiado escritor fará homenagem ao poeta Manuel Bandeira, de quem Zuenir foi aluno no curso de Letras da Faculdade de Filosofia. ;No meu discurso, eu falo sobre esse catedrático, das coisas que aprendi com ele. O Bandeira era de uma época em que os intelectuais não se misturavam, e ele mostrou uma forma diferente de ver o cotidiano, com mais humildade diante da vida;, revela.

Formado em letras neolatinas, o mineiro Zuenir Ventura teve uma carreira acadêmica extensa, como professor universitário por cerca de 40 anos. Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Como ex-professor universitário, Zuenir destaca a importância de as escolas de jornalismo estarem em constante atualização. ;Os jovens têm tantos apelos hoje, que, para eles assistirem a uma aula, é preciso que essa aula seja muito interessante. É fundamental estar conectado para manter os alunos na sala de aula;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação