Brasil

Pequenos agricultores se opõem à construção de barragem no Rio de Janeiro

Proposta dos trabalhadores é criar três represas menores em afluentes dos rios Guapiaçu e Macacu e utilizar quatro represas da Cedae hoje inutilizadas

postado em 06/03/2015 11:25
Pequenos agricultores e famílias assentadas no município de Cachoeiras de Macacu se reúnem na tarde desta sexta-feira (6/3) com o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, para discutir a construção de uma grande barragem no Rio Guapiaçu. Os agricultores são contrários à construção porque isso resultará na remoção de 3 mil famílias da região para o preenchimento do reservatório.

Segundo o gestor ambiental Sérgio Ricardo, que acompanha as discussões, a barragem também provocará o desmatamento de 12 milhões de árvores e o prejuízo de R$ 100 milhões por ano, devido à inundação de áreas agrícolas.

A proposta dos agricultores é criar três represas menores em afluentes dos rios Guapiaçu e Macacu e utilizar quatro represas da Cedae (estatal responsável pelo abastecimento de água da região) que hoje estão inutilizadas. Com a alternativa, espera-se armazenar a mesma quantidade da grande barragem.

;A barragem grande terá um impacto horrível. Já com a proposta de três barragens menores podemos ter o mesmo volume de água represado, com um impacto ambiental muito menor e um impacto social quase zero;, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Cachoeiras de Macacu, Almir Dias.



Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual do Ambiente, o governo do estado acredita que a barragem do Guapiaçu é a melhor alternativa para aumentar o abastecimento de água para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e para os moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Cachoeiras de Macacu.

No entanto, segundo a Secretaria, o processo de análise do estudo de impacto ambiental e a concessão da licença prévia para a instalação da barragem do Guapiaçu estão temporariamente suspensos, a fim de que o governo possa dialogar com os agricultores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação