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Após acidente na França, Anac muda recomendação a companhias aéreas

As empresas terão que implementar procedimentos que assegurem a permanência de pelo menos duas pessoas autorizadas na cabine de comando

postado em 31/03/2015 20:38
As empresas terão que implementar procedimentos que assegurem a permanência de pelo menos duas pessoas autorizadas na cabine de comando
Uma semana após o acidente com o avião da Germanwings, nos alpes franceses, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou que as companhias aéreas brasileiras ; que atuam no transporte de passageiros ; implementem procedimentos para assegurar a permanência de ao menos duas pessoas autorizadas na cabine de comando, em todos os momentos do voo, sendo que pelo menos uma delas seja um piloto. As assesorias de imprensa das empresas Gol e Azul informaram que vão seguir a recomendação, mas não deram detalhes sobre a implementação dos novos parâmetros. A Tam informou que adota o procedimento desde 2011.


[SAIBAMAIS]Segundo a Anac, a recomendação está em consonância com a de outras autoridades reguladoras da aviação civil do mundo. A agência atribuiu a mudança ao acidente com o voo 4U9525, da Germanwings. Investigações apontam que o copiloto teria derrubado a aeronave deliberadamente. A agência nacional ressaltou ainda que "essa recomendação poderá ser revista em função de sua execução ou de novas informações sobre o acidente com o voo 4U9525".

A companhia norueguesa Norwegian Air Shuttle, a britânica EasyJet, a canadense Air Transat e a irlandesa Icelandair anunciaram novos procedimentos para que sempre haja duas pessoas dentro da cabine de controle. A finlandesa Finnair já aplica esta medida, de acordo com P;ivyt Tallqvist, porta-voz da companhia.

Porta trancada
"Abra a maldita porta", gritou o comandante do avião da Germanwings para seu copiloto que levava a aeronave contra a montanha, provocando gritos de pânico dos passageiros alguns minutos antes de cair. As informações foram obtidas a partir da caixa preta que registrou o som ambiente da cabine ; o vídeo de um telefone celular, encontrado intacto entre os destroços, mostra que os passageiros gritaram durante os instantes finais.

Durante os primeiros 20 minutos de voo, o comandante Patrick S. e o copiloto Andreas Lubitz fizeram comentários banais. O comandante explica a Andreas , por exemplo, que não teve tempo de ir ao banheiro antes de decolar em Barcelona. Às 10h27, o piloto pediu a Lubitz que preparasse o pouso em Düsseldorf. O copiloto diz "espero", "vamos ver".

O piloto deixa a cabine para ir ao banheiro e o avião começa a descer. Logo depois, um barulho, como se alguém tentasse entrar na cabine, é ouvido. Depois a voz do piloto dizendo: "Pelo amor de Deus, abra a porta". No fundo, os passageiros começam a gritar. O comandante tenta abrir a porta com um machado e, em seguida, grita: "Abra a maldita porta".

Por volta das 10h40, o Airbus toca a montanha e os gritos desesperados dos passageiros são ouvidos. São os últimos ruídos da gravação. Imediatamente depois, a aeronave se choca a 700 quilômetros por hora e explode com 150 ocupantes nos Alpes franceses.

(Com France Presse)

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