Brasil

Dilma vai visitar áreas atingidas por tornado em Santa Catarina

Cidade está em estado de calamidade pública após fenômeno climático

postado em 23/04/2015 19:20

Cidade está em estado de calamidade pública após fenômeno climático

A presidente Dilma Rousseff vai viajar nos próximos dias à Xanxerê, Santa Catarina, para sobrevoar as áreas atingidas pelo tornado e anunciar ações do governo federal de auxílio à recuperação da região. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o levantamento dos estragos causados pelo fenômeno climático da última segunda-feira (20/4) ainda está sendo feito.


Occhi esteve esta tarde com a presidente, quando foi perguntado sobre sua visita recente à cidade catarinense, que teve reconhecido hoje (23/4) estado de calamidade pública. De acordo com o ministro, nesta quinta-feira as autoridades estão tomando conhecimento dos danos aos prédios públicos e a todos imóveis residenciais e comerciais. O reestabelecimento da energia também ainda está em andamento, já que três torres de transmissão foram destruídas.


;Ela [Dilma] já disse que irá lá, só não marcou ainda o dia. Estamos construindo essa agenda. Esperamos que até amanhã (24/4) nós tenhamos os primeiros levantamentos para que a presidenta, se decidir ir rapidamente, possa fazer um anúncio daquilo que o governo federal poderá apoiar;, afirmou. A visita deve ocorrer na próxima segunda-feira (27/4).


Leia mais notícias em Brasil


Segundo Occhi, o Exército trabalha na desobstrução das ruas e já entregou kits humanitários às famílias atingidas, com itens como cesta básica, água potável, objetos de limpeza, higiene, colchões, dentre outros. ;A situação está se normalizando. A cada ação dessa de retomada, por exemplo, do abastecimento de água. Aí se identificou que tem muitos vazamentos no local onde houve a destruição. Então você precisa fechar ali para poder depois fazer a distribuição de água;, disse.
Sobre a situação dos imóveis, o ministro informou que o levantamento poderá apontar a necessidade de recuperação dos mesmos ou reconstrução por meio do Programa Minha, Casa Minha Vida. ;Nós estamos aguardando esse material [levantamento] para que o ministério possa reconhecer os danos, avaliar os valores que serão investidos, para que a gente possa fazer, aí sim, o apoio do governo federal;.


Occhi informou também que Dilma Rousseff deve lançar nas próximas semanas um plano de revitalização do Rio São Francisco para os próximos dez anos. A decisão foi tomada durante reunião no Palácio do Planalto. Na ocasião, Dilma ouviu do senador Otto Alencar (PSD-BA) preocupações sobre a necessidade de se revitalizar as bacias, nascentes e afluentes do rio.


;A transposição avançou mais do que a revitalização. Eu pedi à presidente Dilma que houvesse um equilíbrio entre a transposição, que está bem adiantada, e a revitalização, que não está tão adiantada assim;, disse o senador, informando que a presidenta se comprometeu em aportar mais recursos para o projeto.


Este ano, de acordo com Otto Alencar, estão previstos investimentos de R$ 200 milhões para a revitalização do São Francisco. Occhi acredita que nos próximos 30 dias seja apresentada uma resposta às demandas do senador, mas evitou antecipar valores adicionais à previsão.


;A presidenta encomendou um estudo onde haja construção de um plano de revitalização para os próximos dez anos do Rio São Francisco e das suas bacias. Ela também determinou um levantamento de obras que serão importantes para essas diretrizes: preservação das matas, das nascentes, dos rios tributários, a questão das erosões e do esgotamento sanitário que nas cidades ribeirinhas contribuem para poluir o Rio São Francisco;, disse, informando ainda que desde 2007 foram aportados R$ 7 bilhões para as ações. O estudo será feito pelos ministérios da Integração Nacional e do Planejmanento.


Os ministros da Defesa, Jaques Wagner, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participaram do encontro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação