Brasil

PF deflagra operação contra fraudes em obras do PAC no Mato Grosso

Deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Caronte é resultado de investigações iniciadas em 2015

Eduardo Militão
postado em 24/04/2015 10:37
A Polícia Federal prendeu três pessoas, conduziu para depoimento outras seis e cumpriu oito mandatos de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (24). A Operação Caronte objetiva desmontar grupo que, segundo os investigadores, fraudava licitações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Cuiabá e Sapezal, no Mato Grosso. As prisões são temporárias, com validade de cinco dias.

Os contratos investigados somam R$ 7 milhões, mas nenhum pagamento chegou a ser feito. Segundo comunicado da PF, os órgãos controle atuaram ;preventivamente, antes que os recursos públicos fossem mal utilizados ou mesmo desviados;.



A ação tem o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), que identificou em nota técnica suspeitas de ilegalidades em concorrências nessas cidades. Uma única empresa disputava as licitações em Cuiabá e Sapezal, mas estava desativada há mais de dez anos e só recentemente passou a buscar contratos com administração pública. Além disso, a PF sustenta que a empresa usava documentos falsos e que não poderiam ter sido produzidos por uma licitante que estava inativa.

A investigação começou este ano. Os policiais cumpriram 17 mandados judiciais ao todo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação