Brasil

Casal descobre após 24 anos que teve a filha trocada em maternidade

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho deve pagar uma indenização de RS 140 mil por danos morais

Estado de Minas
postado em 22/05/2015 18:45
Um casal de Ponte Nova, na Zona da Mata, descobriu depois de 24 anos que tiveram a filha trocada na maternidade. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho a pagar uma indenização de RS 140 mil por danos morais.

Apesar de a criança ter uma pele mais clara que a dos pais, eles não suspeitaram da troca de bebês após o parto. Depois de 24 anos, um vizinho, para acabar com boatos de que seria o pai da menina, solicitou um exame de DNA que comprovou que a menina não era filha biológica dele e tampouco da mulher do casal. Os pais da moça procuraram então a maternidade para saber da filha biológica. Mas a Fundação havia perdido todos os documentos da época do nascimento por causa de uma enchente na cidade.

O relator do recurso, desembargador José Marcos Rodrigues Vieira entendeu que, até a realização do exame de DNA, existiam apenas ;meras dúvidas; sobre quem era o pai da criança e não suspeita de troca de bebês na maternidade.

A decisão da 16; Câmara Cível do TJMG foi unânime. O desembargador ressaltou que, nesse caso, a angústia dos pais é ainda maior porque eles nunca terão a chance de conhecer a filha biológica porque maternidade não tem os documentos da época do parto. "O dano moral decorrente é evidente. Além de terem tido de conviver durante anos com boatos e especulações de que a filha era fruto de caso extraconjugal da mãe com o vizinho, os pais foram privados de conhecer a filha biológica que geraram e acompanhar-lhe o desenvolvimento", afirmou.

No processo, a maternidade afirmou que não houve troca de bebês, porque sempre segue o procedimento mais seguro para a identificação dos recém-nascidos, com a colocação de pulseiras na mãe e no bebê. Segundo a defesa, se ocorreu falha, houve culpa dos pais da criança porque eles não teriam conferido os dados que constavam das pulseiras.

A Fundação alegou ainda que a mãe deveria ter se manifestado ainda na maternidade, quando percebeu que a pele da criança era mais clara que a sua e a de seu marido. A fundação afirmou que vai recorrer da decisão em tribunais superiores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação