Brasil

PM promete coibir confronto entre taxistas e motoristas do Uber em BH

Menos de 48 horas depois de confusão na Savassi, motoristas voltam a protestar com ataque a condutor do Uber e ameaças a passageiro na Avenida Alfredo Balena

Estado de Minas
postado em 05/07/2015 11:08


Saiba como funciona o serviço do Uber


As eventuais agressões entre taxistas e motoristas ligados ao aplicativo Uber serão coibidas pela Polícia Militar. A informação é do major Sérgio Dourado, do setor de comunicação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), ao justificar que não existe decisão judicial ou legislação que aponte a ilegalidade da atuação de condutores cadastrados na startup. Na Câmara de BH tramita projeto de lei que proíbe o serviço, e o Ministério Público analisa denúncias de exercício ilegal da profissão.

;Qualquer tipo de agressão física não se justifica. Quem a pratica será preso e responderá criminalmente. Aos taxistas mais exaltados recomendo calma, para não perder a razão;, alertou o major. Dourado diz que a PM está atenta ao conflito e pronta para atender quem for ameaçado ou agredido. Mas adianta que não existem ações específicas, já que há não como identificar os motoristas do Uber.

Leia mais notícias em Brasil

Por meio de nota, a empresa de aplicativo, que esta há oito meses em BH, contestou as agressões: ;Segurança é a prioridade global do Uber e repudiamos qualquer tipo de violência. Motoristas parceiros da Uber foram covardemente agredidos e sofreram danos em seus veículos;. A empresa diz que dará segurança a motoristas e passageiros e que acionará judicialmente os agressores. Representantes do sindicato dos taxistas não foram encontrados para falar do caso.

O Uber é uma startup americana, cuja proposta surgiu na conferência LeWeb, na França, em 2009. Em junho do ano seguinte começou a operar em São Francisco (EUA). Atua em 310 cidades de 58 países. Está no Brasil há um ano, com serviços em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e BH. Em São Paulo, a prefeitura está autuando os condutores do Uber. Taxistas dizem que perderam 30% das corridas na capital mineira. Em todo o mundo, o serviço é alvo de polêmica, inclusive com conflitos, como na França. Há também discussões jurídicas no Brasil e exterior sobre a proibição do serviço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação