Brasil

Produtores protagonizam guerra por água no subsolo de Minas Gerais

Eles culpam agronegócio pela extração volumosa de águas de aquífero em Araguari, no Triângulo Mineiro, onde poços clandestinos já comprometem córregos e geram risco de contaminação por agrotóxicos

Enviado Especial, Mateus Parreiras/Estado de Minas
postado em 06/07/2015 09:38
Araguari ; O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) delimitou 57 focos de tensão nos quais a água de córregos, ribeirões e rios é insuficiente para saciar a sede da agricultura, do consumo humano, da indústria, das mineradoras e ainda sustentar o ecossistema sem uma gestão restritiva. São áreas que, somadas, abrangem 19 mil quilômetros quadrados, quase a mesma extensão do estado de Sergipe (22 mil km;), nas quais, apesar do mapeamento, a falta de fiscalização permite a devastação dos recursos hídricos trazendo escassez, desemprego, êxodo e violência.

Poço perfurado em Araguari está sem água. A situação tem expulsado diversos agricultores da região

No subsolo, a situação também é crítica. Perfurações que penetraram 200 metros no subterrâneo encontraram apenas argila seca. Aflitas por uma fonte de água para sobreviver, 44 famílias insistiram o quanto puderam. Em Araguari, no Triângulo Mineiro, dos 10 poços escavados no solo das roças do Bom Jardim, dois verteram o líquido de um lençol profundo. O que pareceu por um tempo alívio, porém, voltou a ser angústia: ;Há 5 anos, conseguimos tirar 3 mil litros por hora de cada poço. Agora, não temos 500 litros. Isso dá para uma família beber, mas não enche cocho de gado nem irriga horta;, lamenta o sindicalista Alcides Lima de Souza, de 53 anos, que culpa as extrações volumosas do agronegócio pelo rebaixamento do nível da água.

Alcides e a família abandonaram o campo, porque a caixa d;água vazia já não permitia cozinhar nem ter higiene básica. E o infortúnio na zona urbana é o mesmo, pois o município de 115 mil habitantes depende completamente da água que bombeia do subterrâneo, e essa fonte tem ficado cada vez mais profunda e contaminada pelo excesso de uso, sobretudo clandestino, mesmo estando Araguari sobre uma das mais volumosas reservas de água do subsolo brasileiro, o Aquífero Bauru.



Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Araguari, Alcides e seu irmão José, 54 anos, contam que ;teimaram muito; antes de desistirem de produzir nas roças do Bom Jardim. ;A gente buscava água na carroça para dar ao gado e aguar as plantações. Eram muitas viagens e (o cultivo) nem sempre vingava. O arado e o trator a gente comprou com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);, lembra. Mas a redução dos recursos hídricos, que especialistas apontam ter ocorrido com o grande volume de extração do aquífero, fizeram o córrego quase secar.

A guerra pela água em Araguari mostra que as disputas pelos recursos hídricos não ocorrem apenas na superfície, mas também no subsolo, nas áreas dos aquíferos que muitos imaginam ser uma reserva intocada de prosperidade. ;O uso desse recurso só aumenta e a recarga reduziu com o desmatamento e a urbanização que impedem o amortecimento e infiltração da água da chuva que a terra suga e chega ao aquífero;, afirma o hidrogeólogo Adelbani Braz da Silva, que tem pós-doutorado na Colorado School of Mines (Escola de Minas do Colorado), nos EUA.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação