Brasil

MP de Santa Catarina denuncia 62 suspeitos de ataques a ônibus

Segundo o promotor de Justiça, todos os denunciados estavam envolvidos %u2013 muitos deles, diretamente %u2013 com a série de ataques a ônibus

postado em 24/07/2015 13:51
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) denunciou, na noite dessa quinta-feira (23/7), 62 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa e de se associar ao tráfico de drogas. Segundo o promotor de Justiça Alexandre Graziotin, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), todos os denunciados estavam envolvidos ; muitos deles, diretamente ; com a série de ataques a ônibus, postos policiais e agentes públicos que assustou a população no segundo semestre de 2014.

[SAIBAMAIS]O MP pediu a prisão preventiva de todos os 62 denunciados; 41 deles já estão detidos. A prisão preventiva, segundo Graziotin, é necessária para evitar que os denunciados sejam soltos, colocando em risco a segurança pública no Estado. Como o processo corre em segredo de Justiça, os nomes dos denunciados e detalhes do pedido não foram divulgados.

Com base nas informações obtidas durante as investigações, o MP afirma haver indícios de que a facção criminosa que os denunciados integravam tem ligações com organizações que atuam em outros estados, como São Paulo.



Além da prisão preventiva, o MP também pediu à Justiça estadual que as informações coletadas nos processos relativos à quarta série de ataques sejam compartilhadas com outros dez processos em andamento no estado. Desta forma, será possível avaliar outras responsabilidades dos autores nos crimes praticados em 2014. Em outubro de 2014, a Polícia Civil já havia indiciado 80 pessoas apontadas como mandantes dos ataques.

Entre os dias 26 de setembro e o final de outubro, foram registrados mais de 110 ataques relacionados às facções criminosas que atuam nos presídios catarinenses. Os atentados foram praticados em várias cidades. Para auxiliar as forças policiais locais, tropas da Força Nacional de Segurança foram deslocadas para o estado no início de outubro. Diversos presos foram transferidos de estabelecimentos carcerários estaduais para as penitenciárias federais de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e de Porto Velho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação